15ª Semana Cidade Limpa começa neste sábado

17/05/2020 09:02
Cristine Rochol / PMPA
DMLU
Atividades terão início na data em que é comemorado o Dia do Gari e seguem até a próxima sexta-feira

O Dia do Gari, que será celebrado neste sábado, 16, terá também o início da 15ª Semana Cidade Limpa, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 22. Coordenada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a Semana Cidade Limpa tem o objetivo de conscientizar a população de sua responsabilidade de manter a limpeza de ruas, praças, parques, arroios e calçadas.

Desta  vez, em função da pandemia do novo coronavírus, serão feitas atividades diferenciadas, com intensificação das visitas técnicas para avaliação de 60 pedidos de plantio urbano sustentável em áreas com focos irregulares de resíduos, feitos pelo telefone 156. Técnicos da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA) do DMLU farão um mutirão para analisar a viabilidade de implantação de mobiliário urbano para evitar esses focos. O plantio sustentável é feito para ocupar espaços utilizados para descarte irregular. 

Para o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, o período de pandemia exige ações mais enfáticas para a manutenção da cidade limpa e da saúde. “Nesta data em que estaremos lembrando da importância do serviço essencial dos garis, pedimos que a população redobre os cuidados com o descarte correto, para assegurarmos a saúde desses trabalhadores e a de todos nós”, enfatiza.

Pandemia - No caso de residências onde moram pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus e que estão em isolamento domiciliar, os resíduos devem ser colocados em sacos de lixo duplos e resistentes, fechados  com lacre ou nó quando até dois terços da capacidade estiverem preenchidos. Esse material deve ser deixado a serviço da coleta domiciliar ou nos contêineres, de acordo com os dias e horários de recolhimento. Luvas e máscaras de proteção devem ser dispensadas na coleta domiciliar de orgânicos, em saco separado.

Os serviços administrativos do DMLU estão com atendimentos presenciais suspensos neste momento, conforme determina o artigo 62 do decreto 20.565 de 2020. Para informações e atendimentos de serviços como protocolo e fiscalização, pode ser feito contato pelo telefone 3289-6999. Dúvidas sobre a maneira adequada de descartar resíduos podem ser esclarecidas pelo telefone 3289-6907 ou pelo e-mail egea@dmlu.prefpoa.com.br.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia  

 

 

  

 

Adriana Machado

Gonçalo Valduga

Acompanhe a prefeitura nas redes