Bota-Fora atende parte de dois bairros nesta quarta
O segundo ciclo do projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), começa nesta semana. A novidade deste segundo semestre é que mais duas comunidades foram adicionadas ao calendário, Vila Farrapos e Vila Jardim da Amizade, totalizando 220 locais que serão atendidos neste ciclo. Os serviços serão executados da segunda-feira, 11, até a quinta-feira, 14, beneficiando 11 comunidades. A ação ocorre a partir das 8h. O primeiro ciclo do Bota-Fora de 2022 coletou 396,89 toneladas de resÃduos em 217 locais de diferentes bairros. Nesta quarta-feira, 13, serão atendidas as comunidades Herdeiros (Lomba do Pinheiro), Ocupação Costa e Silva (Costa e Silva), Parque das Laranjeiras (Costa e Silva) e Residencial Dom Pedro (Costa e Silva).
O projeto Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resÃduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resÃduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. Também se destina a atender as comunidades em vulnerabilidade social.
“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resÃduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com o foco na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário Municipal de serviços urbanos, Marcos Felipi Garcia.
O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposição correta de resÃduos, lembrando o compromisso social da população: “O cidadão é peça chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir até mesmo com a geração de renda de quem vive da triagem dos resÃduosâ€.
A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito de modo gratuito, diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuÃdas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Programação por comunidades:
11/07 – Segunda-feira: Agrovet (Agronomia), Teresina (Medianeira), Mariano de Matos (Medianeira), Tronco 1 (Santa Tereza), Nossa Senhora do Brasil (Santa Tereza);
12/07 – Terça-feira: Túnel Verde (Ponta Grossa);
13/07 – Quarta-feira: Herdeiros (Lomba do Pinheiro), Ocupação Costa e Silva (Costa e Silva), Parque das Laranjeiras (Costa e Silva), Residencial Dom Pedro (Costa e Silva);
14/07 – Quinta-feira: Figueira (Restinga).
*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.
A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vÃdeo da campanha.
Â
Andrea Brasil