Bota-Fora recolhe 139 toneladas de resíduos no mês de outubro
O Bota-Fora recolheu 139 toneladas de resíduos ao longo do mês de outubro. O projeto atendeu 46 comunidades de diversos bairros. A ação é realizada pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
O serviço tem como objetivo auxiliar a população a fazer o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares como, por exemplo, eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, caliças e outros objetos volumosos. Durante todo o ano, o serviço está previsto para ocorrer em cerca 212 comunidades.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, esse tipo de iniciativa ajuda no combate e prevenção de pontos de descarte irregular. “O Bota-Fora possibilita que a população dê a destinação adequada aos resíduos que não são regularmente recolhidos pelas coletas tradicionais, como caliça e restos de obras”, afirma.
Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui.
Para consultar o cronograma das próximas comunidades a serem atendidas pelo Bota-Fora, clique aqui .
Bota-Fora em 2018 – O primeiro ciclo de atendimento do Bota-Fora, que ocorreu de março a julho, recolheu 964 toneladas de materiais em cerca de 200 comunidades, assim evitando que os resíduos fossem descartados irregularmente nas ruas, prevenindo obstruções de arroios e bocas de lobo, que poderiam causar alagamentos. A segunda fase do projeto é realizada de agosto a dezembro deste ano. A iniciativa também beneficia a saúde pública, visto que os materiais descartados irregularmente e expostos nas ruas também poderiam favorecer a proliferação de mosquitos e escorpiões. Veja aqui o balanço da primeira fase do serviço. Também é possível visualizar o mapa da cidade com as comunidades atendidas na segunda etapa do serviço aqui.
Denise Righi