DMLU mantém coletas regulares de resíduos durante pandemia

24/03/2020 08:17
Cristine Rochol/PMPA
DMLU
Marchezan determinou manutenção da coleta de lixo na Capital

As coletas de resíduos estão mantidas por determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Os serviços  essenciais prestados à população pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), como Coleta Seletiva, para materiais recicláveis; e de coletas Automatizada e Domiciliar Porta a Porta, para orgânicos e rejeito; prosseguem com a adoção de medidas emergenciais de proteção aos trabalhadores diante da pandemia do coronavírus.

Por executarem atividades de saúde pública, as equipes das coletas regulares permanecem nas ruas com a determinação de extremos cuidados de prevenção à Covid-19. Como os serviços são realizados por empresas contratadas, o Departamento também trabalha no controle para que as mesmas ampliem as medidas de higienização e cautela. As ações de fiscalização para o recolhimento dos materiais foram intensificadas, exigindo o fornecimento e o uso dos Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), além da criação de protocolos de prevenção aos garis, como a orientação para que ocorra o afastamento de dois metros de distância entre os trabalhadores.

Os resíduos orgânicos e o rejeito recolhidos são levados para a Estação de Transbordo, localizada na Lomba do Pinheiro, onde são descarregados em carretas e encaminhados ao aterro sanitário de Minas do Leão. Já os resíduos recicláveis direcionados à Coleta Seletiva são enviados para uma das 16 Unidades de Triagem existentes na cidade.

O diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, lembra que este é um momento em que a população deve redobrar a disciplina quanto ao descarte correto. “A consciência de todos nós é fundamental para mantermos a cidade limpa e assegurarmos a saúde dos trabalhadores, tanto na forma que acondicionarmos os resíduos dispostos a coletas, colocando-os em sacos bem fechados para não gerar riscos aos garis, quanto respeitando os dias e horários em que os serviços são oferecidos."

Além das coletas, as ações de limpeza urbana, varrição e corte de grama realizadas pelo DMLU ocorrem conforme o cronograma normal. Ainda estão abertas e recebendo resíduos as oito Unidades de Destino Certo, também conhecidas como Ecopontos. Parte das equipes administrativo-financeiras do DMLU realiza as atividades remotamente em casa e funcionários que fazem parte do grupo de risco, tendo mais de 60 anos ou problemas de saúde, foram liberados.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pela zeladoria na Capital, segue as orientações dos decretos publicados para a manutenção dos trabalhos operacionais em funcionamento. “Às equipes que seguem nas ruas, todo o nosso reconhecimento e agradecimento pela esmero naquilo que é essencial para que a cidade não pare, especialmente em tempos de dificuldades”, afirma o secretário Ramiro Rosário.

Operação Especial -  As equipes do DMLU ampliaram, desde segunda-feira, 16, as operações de limpeza e desinfecção de paradas de ônibus, sanitários públicos, entre outros espaços de grande circulação de pessoas na Capital. Está sendo utilizada água sanitária para limpar corrimões e outros mobiliários, além de água e sabão, com o auxílio de caminhões-pipas, para lavar paradas de ônibus em diversos pontos da cidade, especialmente, na região central, que é onde se concentra a maior movimentação. Saiba mais aqui.

Para verificar os dias e horários em que a Coleta Domiciliar é realizada na sua rua, clique aqui

Resíduos orgânicos - Todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutas, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.

Rejeito - Papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.

Resíduos recicláveis - Basicamente todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos e clipes.

ATENÇÃO! NÃO SÃO RECICLÁVEIS: seringas, pilhas e baterias, blister de remédio, entre outros. Saiba como encaminhar corretamente, clicando aqui.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia 

 

Andiara Freitas da Silva

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes