DMLU ministra palestra para escola da Brigada Militar

07/07/2022 08:43
Jacquelline Jorge/DMLU /PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Evento tratou sobre os serviços que o DMLU realiza, como coletas, limpeza urbana, fiscalização e projeto Bota-Fora

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu palestras sobre gestão de resíduos na Escola de Formação e Especialização de Soldados da Brigada Militar. A atividade ocorreu na segunda-feira, 4, e na quarta-feira, 6. No total, foram atendidos 42 alunos da instituição.

O encontro, ministrado pelos educadores ambientais Luís Eduardo Nunes e Marcelo Coimbra, da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea), tratou sobre os serviços que o DMLU realiza, como coletas, limpeza urbana, fiscalização e projeto Bota-Fora. Os participantes receberam noções sobre a correta separação de resíduos, com destaque para o impacto que os materiais descartados irregularmente provocam no ambiente.

Também foi aplicada a Dinâmica dos Baldes, uma sensibilização em que são distribuídos cartões com figuras dos resíduos gerados diariamente pelas pessoas. Na atividade, os participantes têm que colocar exemplos de materiais orgânicos, recicláveis e de rejeito em cada recipiente correspondente. “Nós temos a disciplina de policiamento ambiental, que fala do trabalho que a Brigada realiza com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e o DMLU. Foi importante trazer alguém aqui para explicar como o Departamento atua no municípioâ€, afirma o Tenente Maderson da Cunha.

O aluno soldado Luciano Seiboth conta como a palestra do DMLU agrega na sua formação. “O policial militar vai estar sempre em contato com a população, que por sua vez nos traz todo tipo de dúvidas. E saber orientar da forma correta já causa um impacto no futuro, ou também, quando uma pessoa for vista colocando o resíduo no lugar errado, a gente pode chamar a atenção e explicarâ€, destaca.

Cursos e palestras - A Egea oferece cursos e palestras sobre educação ambiental, separação e descarte correto dos resíduos, compostagem e formação de hortas comunitárias. Escolas e/ou entidades que queiram solicitar as palestras de educação ambiental do departamento podem ligar para o fone 3289-6865 ou enviar mensagem para o endereço eletrônico: egea@dmlu.prefpoa.com.br.

 

 

 

Jacquelline Jorge (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Andrea Brasil