DMLU participa de seminário na Câmara de Vereadores sobre logística reversa

13/04/2023 14:13
Adriana Machado / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Onde colocar embalagens de medicamentos, eletrodomésticos e eletrônicos são temas discutidos no evento

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) participou na manhã desta quinta-feira, 13, do seminário sobre logística reversa que acontece até as 17h na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Promovido pela Frente Parlamentar de Logística Reversa, o seminário visa a responder questionamentos sobre o descarte de diversos tipos de materiais e abordar os projetos de lei do Executivo sobre o tema.

Estavam presentes representes ONGs, entidades ligadas ao tema e diversos órgãos da prefeitura, bem como representantes do Legislativo Municipal. A logística reversa abrange praticamente tudo que é consumido do comércio e indústria, e cujos resíduos, em vez de serem colocados para coleta comum são enviados de volta a quem vendeu. A partir desta etapa os resíduos devem ter um destino final correto, que seja sustentável e viável economicamente, preservando o meio ambiente.

“O DMLU trabalha dentro da ótica da sustentabilidade, estimulando a Educação Ambiental em escolas, associações de bairro e igrejas para sensibilizar sobre o tema. Temos pesquisa que relata que 70% da população da Capital sabe separar resíduos mas  apenas 12% dos contribuintes fazem a segregação”, destaca Marco Salinas, diretor de Gestão e Educação Ambiental do DMLU. Pela manhã ainda palestraram a gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Reciclagem do Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), Helen Brito, e a coordenadora jurídica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Ângela Molin.

Os painéis do seminário abordaram eletroeletrônicos e eletrodomésticos no turno da manhã. No turno da tarde será a vez do painel de embalagens e, a partir das 16h, medicamentos. “Nossa ideia é trazer fundamentos técnicos para construir os projetos de lei sobre a logística reversa em Porto Alegre. Visamos também à sustentabilidade e trazermos para o dia a dia das nossas vidas a preservação do meio ambiente de uma forma viável, que contemple ações positivas”, destaca a vereadora Cláudia Araújo, que preside o seminário e é presidente da Frente Parlamentar de Logística Reversa da Câmara Municipal.

 

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes