DMLU realiza palestra sobre educação ambiental na Fase

29/11/2022 13:27

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi recebido nesta terça-feira, 29, na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) para uma palestra sobre educação ambiental. Participaram da atividade cerca de 30 pessoas, entre alunos, professores e monitores.

O encontro, ministrado pelos educadores ambientais Luis Eduardo Nunes e Marcelo Coimbra, da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA), tratou sobre os serviços que o DMLU realiza, como coletas, limpeza urbana, fiscalização e projeto Bota-Fora. Os participantes receberam noções sobre a correta separação de resíduos, com destaque para o impacto que os materiais descartados irregularmente provocam no ambiente.

Também foi aplicada a Dinâmica dos Baldes, uma sensibilização em que são distribuídos cartões com figuras dos resíduos gerados diariamente pelas pessoas. Na atividade, os participantes têm que colocar exemplos de materiais orgânicos, recicláveis e de rejeito em cada recipiente correspondente. “É muito importante aprendermos a separar e a diminuir a quantidade de lixo, pois isso afeta até o ar que respiramos. Muitas coisas que vi hoje eu já tinha aprendido com a minha avó, mas não sabia que podemos fazer telha com caixa de leite e rodapés com isopor. Isso é muito legal”, comentou um dos alunos.

“Acho muito importante a conscientização. Com esses folders que recebemos, podemos entregar e falar para as famílias, porque esse trabalho árduo e de formiga deve ser feito por todo mundo, diariamente”, destacou pedagoga Rosalba Leite Merlin.“A sociedade precisa ser sensibilizada para a correta separação dos resíduos e se tornar agente ativo de uma cidade sustentável. Por isso, além de o DMLU fazer sua parte na manutenção da limpeza urbana, o órgão busca disseminar conhecimentos sobre o descarte correto”, finalizou o diretor-geral do departamento, Paulo Marques.

Cursos e palestras - A EGEA oferece cursos e palestras sobre educação ambiental, separação e descarte correto dos resíduos, compostagem e formação de hortas comunitárias. Escolas, condomínios e entidades que queiram solicitar as palestras do DMLU podem ligar para o telefone (51) 3289-6865, ou enviar mensagem para o endereço eletrônico: egea@dmlu.prefpoa.com.br.

Jacquelline Jorge (estagiária/supervisão: Léo Contursi)

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes