DMLU suspende doações e vendas de composto e lenha

24/03/2020 13:29
Cristine Rochol/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Medida objetiva evitar a propagação do novo coronavírus

A partir dessa segunda-feira, 23, estão suspensas as doações e as vendas dos materiais produzidos na Unidade de Compostagem (UTC) da Lomba do Pinheiro. A medida é mais uma ação adotada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para evitar a propagação da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A UTC produz composto orgânico e lenha a partir do reaproveitamento de resíduos arbóreos originados na capina das vias públicas, na limpeza de praças e nas podas executadas pela prefeitura ou particulares. Os integrantes da Associação de Triagem de Resíduos Sólidos Domiciliares da Lomba do Pinheiro, conveniados com o  DMLU, realizam a triagem dos resíduos recebidos na unidade para o beneficiamento e comercialização dos dois produtos.

O regramento para a doação de composto está previsto na Instrução Normativa 009/2019, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de 18 de outubro de 2019. "Sempre tivemos uma demanda para doação do composto orgânico que procuramos atender para fomentar a produção de alimentos no município. No entanto, estamos buscando preservar a saúde dos trabalhadores da UTC e também a da população, restringindo ações que possam incentivar a circulação de pessoas neste momento", destaca o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia
 

 

Andiara Freitas da Silva

Taís Dimer Dihl