Drive-thru de resíduos eletrônicos coletou quatro toneladas na Tristeza

17/12/2022 19:06
Leonardo Contursi/DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Com o descarte correto, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias

O Drive-thru de coleta de eletrônicos e eletrodomésticos sem uso realizado neste sábado, 17, chegou a quatro toneladas de material. O posto de coleta itinerante do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estava na Praça Comendador Souza Gomes, bairro Tristeza, Zona Sul da Capital. Todos os materiais eletrônicos puderam ser descartados no local gratuitamente.

A ação teve o apoio da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e buscou promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa na região. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles, desde fones de ouvidos a geladeiras, e levar até ao local onde acontecem essas ações de Drive-thru.

Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos - A Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do DMLU esteve divulgando os endereços dos sete Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere) espalhados pela cidade e tirando dúvidas dos contribuintes sobre descarte correto. Para saber qual o Pere mais próximo de sua casa, clique aqui. Para acessar a lista de quais resíduos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser entregues, clique aqui.

“Em um ano e nove meses de gestão, já realizamos 250 eventos de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, como palestras, workshops e blitz educativas nos bairros. Mas entendemos que ainda faltava algo e tivemos a ideia de fazer estas edições itinerantes de Drive-thru de eletrônicos, que estão tendo grande adesão. Em apenas três horas de atividade, o Drive-thru já recebeu muitos materiais da população e está sendo um sucesso”, comemora o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

“Tínhamos estes materiais em casa há anos e não sabíamos o que fazer. Aí ouvimos sobre este ponto de entrega do DMLU na rádio e viemos aqui descartar. Foi muito boa esta iniciativa”, destaca a professora aposentada Tânia Ramos. Para o empresário José Bruno Maciel, este ponto de coleta de eletrônicos facilitou para que ele desse o destino correto a muitos materiais eletrônicos e elétricos de uma loja que ele teve que fechar durante a pandemia. “Estava com calhas de luminárias em casa, agora ouvi na rádio sobre esta ação e vim aqui trazer os materiais para o DMLU”, conclui.

Com o descarte correto, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Além disso, esse processo da logística reversa produz também impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e movimentar mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o governo federal.

Descarte correto - No site da Abree, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, microondas, purificador de água e televisão, entre outros.

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:
- Celulares
- Fone de ouvidos
- Geladeiras
- Baterias
- Televisores
- Secadores
- Batedeiras
- Fogões
- Micro-ondas

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.
 

 

Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes