Plantio Urbano Sustentável marca início das comemorações pelos 50 anos do DMLU
A comemoração do aniversário de 50 anos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com a programação iniciada nesta segunda-feira, 15, contou com a revitalização de uma área degradada no bairro Farrapos, na Zona Norte de Porto Alegre. O plantio urbano sustentável ocorreu na esquina das ruas Dona Teodora e Pernambuco, para extinguir um foco crônico de lixo, existente há décadas na região.
Na ocasião, cerca de 50 alunos da Escola Comunitária de Educação Infantil (ECEI) Mundo Colorido e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Vila Floresta auxiliaram na atividade. Representantes da Subprefeitura Humaitá, do Grupo Escoteiro José Plácido de Castro e da Associação de Moradores Ferroviários das Marias também participaram ativamente da ação.
Para a diretora Patrícia Souza Dias, da EMEI da Vila Floresta, participar do plantio em comemoração aos 50 anos do DMLU ajuda as crianças a aprenderem sobre o cuidado com os resíduos e a importância da reciclagem. "Essa ação conecta o que elas veem na escola com o trabalho do departamento na revitalização dos espaços públicos por meio dos plantios. A gente traz as crianças para participar porque elas são o futuro e vão carregar esse aprendizado para a vida", destaca.
Foram plantadas cerca de 60 mudas, incluindo temperos, verduras e chás, doadas pelos moradores que mantém a horta comunitária da região, reforçando o engajamento local na iniciativa. O plantio incluiu a instalação de 60 floreiras sustentáveis, feitas de paletes reaproveitados e plásticos reciclados, e também foi utilizado o composto orgânico produzido na Unidade de Compostagem (UC) do DMLU.
Raquel Fernanda Prates, Coordenadora Pedagógica da Escola Comunitária de Educação Infantil Mundo Colorido, destaca que a ação reforça na prática tudo o que é visto ao longo do ano letivo, unindo os projetos de reciclagem e a horta escolar: "Trabalhamos durante todo o ano a questão do plantio e da colheita, e essa vivência e experiência são contínuas na escola. A experiência proporcionada vem para ampliar esse conhecimento, tornando o aprendizado ainda mais significativo na prática para as crianças”.
As atividades continuam na semana de comemoração, com plantios nas demais regiões da cidade, para acabar com outros focos históricos indicados pelas equipes operacionais do DMLU. Os critérios de escolha foram por antiguidade de reincidência, apesar de o DMLU executar serviços de limpeza cerca de três vezes ao dia em cada local. O cronograma de planejamento inclui pontos dos setores Centro, Extremo-sul, Leste e Sul. Ao fim desta segunda-feira, data do aniversário, ainda haverá uma confraternização para os servidores no CTG Estância da Azenha.
O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, explica que é muito positivo ver ações como essa, que mostram o quanto a comunidade está engajada em cuidar da cidade. "Celebrar os 50 anos do DMLU é reconhecer não apenas cinco décadas de trabalho na limpeza urbana e na promoção de práticas sustentáveis, mas também o envolvimento de cidadãos que contribuem diariamente para tornar Porto Alegre um lugar melhor. Esse marco reforça a importância da parceria entre a instituição e a comunidade na construção de um futuro mais aprazível para todos”, destaca Hundertmarker.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Confira a programação da semana:
Terça-feira, 16:
Onde: rua Dr. Júlio Olszewski, bairro Floresta
Horário: A partir das 14h
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Centro para extinção de foco crônico de lixo
Quarta-feira, 17:
Onde: Estrada João Antônio da Silveira, nas proximidades do número 3151, bairro Restinga
Horário: A partir das 9h
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Extremo-sul para extinção de foco crônicos de lixo
Quinta-feira, 18:
Onde: rua Pedro Velho, nas proximidades do número 861, bairro Partenon
Horário: A partir das 14h
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Leste para extinção de foco crônico de lixo
Sexta-feira, 19:
Onde: ruas Cruzeiro do Sul com Dona Otília, bairro Santa Tereza
Horário: A partir das 13h30
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Sul para extinção de foco crônico de lixo.
Tatiana Bandeira
