Praia de Ipanema recebeu projeto Linda Orla Limpa neste sábado

28/01/2023 15:53

 

Pedro Piegas / PMPA
Serviços Urbanos
Com jogos e brincadeiras, equipe do DMLU ensina sobre o descarte correto de resíduos

A terceira etapa do projeto Linda Orla Limpa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ocorreu neste sábado, 28, na praia de Ipanema, Zona Sul da Capital. Dezenas de famílias aproveitaram o dia quente de sol para passear na calçadão da orla e fazer exercícios físicos neste verdadeiro cartão postal da cidade. Houve orientação sobre resíduos, distribuição de sacolas biodegradáveis para separar o lixo seco do orgânico e brincadeiras com as crianças.

Entre as atividades que chamavam a atenção dos participantes estavam o quebra-cabeças, jogo da memória, exposição sobre o ciclo de vida dos resíduos e, o preferido das crianças, campeonato de arremesso de resíduos recicláveis no Papa Pet. Durante sua caminhada pelo calçadão, a psicóloga Luciana Dantas parou para conhecer o projeto do DMLU. "Excelente esta iniciativa, pois envolve a comunidade em algo tão importante como a coleta e separação correta do lixo. Esta abordagem ajuda a atingir o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do tema", destaca Luciana.

A Equipe de Educação Ambiental (Egea) do DMLU também conversou com os pedestres que passavam pela praia de Ipanema e, entre as maiores dúvidas, segue o que é resíduo reciclável da coleta seletiva e o que é o resíduo orgânico e rejeito que vai para a coleta domiciliar ou automatizada. “Queremos estimular o sentimento de pertencimento do cidadão pelos espaços públicos de nossa cidade. Somente assim, a orla poderá refletir a limpeza e conservação que todos queremos e que Porto Alegre mereceâ€, afirma o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

No próximo sábado, 4, a equipe estará na praia do Guarujá, também das 10h às 17h. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).


Próximas edições do Minha Orla Limpa
4/2 - Praia do Guarujá
11/2 - Orla Trecho 3
18/2 - Orla Trecho 1
25/2 - Orla Iberê Camargo


A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça