Prefeitos de praças conhecem Estação de Transbordo do DMLU
Um grupo de 22 prefeitos de praças visitou a Estação de Transbordo e a Unidade de Triagem e Compostagem do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) na tarde desta quinta-feira, 11, no bairro Lomba do Pinheiro. A Direção-Geral e Diretoria de Gestão e Educação Ambiental (DGEA) do departamento acompanharam os voluntários e apresentaram os serviços.
O objetivo foi mostrar as rotinas de trabalho do DMLU, o local onde chega todo resíduo domiciliar e público de Porto Alegre e onde é produzido o composto orgânico que abastece atividades como o Plantio Urbano Sustentável, hortas comunitárias e até praças da Capital. “Nossa meta é colocar os prefeitos de praça a vivenciarem as estruturas da prefeitura, como o transbordo e a compostagem, para multiplicarem estas informações em seus bairros”, diz a gerente dos prefeitos de praças e parques, Regina Machado.
O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, explica que parte do gasto com transporte de resíduos até o aterro sanitário em Minas do Leão poderia ser reduzido se mais resíduos fossem destinados à coleta seletiva. “Das 1.100 toneladas/dia que coletamos nas casas e contêineres, aproximadamente 250 toneladas poderiam ser recicladas. Mas isto não acontece porque muitas pessoas não separam seus resíduos para a coleta. Precisamos da ajuda dos prefeitos de praça para nos auxiliarem na sensibilização da população quanto à correta separação dos resíduos”, completa.
“Todas as visitas que fazemos são aprendizados. Está sendo muito importante conhecer como funciona este local”, destaca a prefeita da Praça da Matriz, Ana Maria Engers Lenz.
Lissandra Mendonça