Triagem e Compostagem

A Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) Francisco Engel Rodrigues, situada na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4.401, bairro Lomba do Pinheiro, com área aproximada de 10 hectares, entrou em funcionamento em julho do ano 2000.

A UTC, originalmente, foi construída para ser um espaço de tratamento de resíduos orgânicos domiciliares pelo método da compostagem. Atualmente, o DMLU passou a compostar somente resíduos arbóreos, com o beneficiamento e a comercialização de composto orgânico e da lenha produzidos na unidade.

Os integrantes da Associação de Triagem de Resíduos Sólidos Domiciliares da Lomba do Pinheiro que trabalham na UTC foram contratados pelo DMLU para realizar a triagem, beneficiamento e comercialização dos resíduos recicláveis que chegam via Coleta Seletiva.


O método
Originária das antigas civilizações, a compostagem é uma forma de se reaproveitar os resíduos orgânicos. O processo é um modo natural de decomposição da matéria orgânica, que gera o composto, o qual é  formado a partir do processo de bioestabilização da matéria orgânica proveniente dos resíduos da capina das vias públicas e praças, como também dos resíduos arbóreos das podas urbanas.

unidade de triagem e compostagem.jpg


Produção do composto

 

Mensalmente, cerca de 1.900 toneladas de resíduos arbóreos chegam à UTC. Eles são originados nas podas recebidas nas Unidades de Destino Certo do DMLU, na capina das vias públicas, da limpeza de praças e nas  podas da Prefeitura e de particulares.

Esses resíduos são depositados no pátio da unidade sob a forma de leiras (montes) de formato trapezoidal e são periodicamente revolvidas para acelerar o processo. A temperatura das mesmas pode atingir até 70ºC. Após a estabilização da matéria orgânica, que ocorre entre 6 a 12 meses, é feito o peneiramento do composto orgânico, que pode ser utilizado na jardinagem e na agricultura para melhorar as propriedades físicas e biológicas do solo.

O composto produzido na  UTC é doado para instituições beneficentes cadastradas no DMLU e comercializado para particulares, assim como os troncos provenientes dos resíduos arbóreos, que são separados, classificados e vendidos como lenha. A Instrução Normativa 09/19 define as entidades que poderão receber a doação do composto orgânico produzido. Para acesso ao texto na íntegra, clique aqui.

As solicitações de compra  ou doação deverão ser realizadas pelo email: reaproveitamento@dmlu.prefpoa.com.br,  informando a quantidade pretendida, e estarão sujeitas à análise técnica quanto à viabilidade e disponibilidade, mediante cadastramento prévio.

 

Compostagem Caseira
Clique aqui para saber como fazer a sua composteira. 

Compra de Composto 
Para cadastro e solicitação de compra de composto orgânico envie e-mail com a quantidade solicitada para reaproveitamento@dmlu.prefpoa.com.br.Â