Coleta Domiciliar

coleta domiciliar.jpg

√Č realizada tr√™s vezes por semana no restante da cidade (fora da √°rea de cont√™ineres).

Ela recebe apenas res√≠duos domiciliares, ou seja, res√≠duos org√Ęnicos e rejeito. Os res√≠duos recicl√°veis devem ser disponibilizados para a coleta seletiva atendendo os dias e hor√°rios do servi√ßo. O descarte inadequado de res√≠duos pode gerar multas que v√£o de 90 a 1440 UFM's.

 

Res√≠duos org√Ęnicos:¬†trata-se de todo res√≠duo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo origin√°rio de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de caf√© e ch√°, cinzas, restos de vegeta√ß√£o e galhos finos e dejetos de animais dom√©sticos.

Como encaminhar:¬†o encaminhamento ideal dos res√≠duos org√Ęnicos √© a compostagem. N√£o tendo acesso a uma composteira, o res√≠duo org√Ęnico deve ser colocado em embalagens de at√© 100 litros, preferencialmente de papel√£o, papel ou em sacolas compost√°veis e disponibilizado nos dias e hor√°rios corretos.

Quer saber como fazer uma composteira caseira? Clique aqui.

 

Rejeitos são resíduos sem potencial de reaproveitamento ou que não possuam viabilidade técnica e financeira de reciclagem. Exemplos: Lacres de iogurte, manteiga e requeijão, papel engordurado e sujo, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.

O que mais é possível fazer para colaborar com a coleta Domiciliar: você pode diminuir ao máximo o desperdício de alimentos, compostar cascas e restos de alimentos e plantar as sementes

Para consultar os dias e horários de coleta em seu endereço, clique aqui.

 

Requisitos / Documentos necess√°rios

O lixo deve estar devidamente embalado e disponibilizado para coleta nos dias e horários previstos para realização do serviço.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Reclama√ß√£o, den√ļncia ou informa√ß√£o, atrav√©s do telefone¬†156.

 

Principais Etapas do Serviço

Coleta realizada de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, três vezes por semana.

Abrange 100% da cidade de Porto Alegre, inclusive locais com moradias irregulares.

Serviço realizado em dois turnos de coleta. A coleta diurna começa às 8h e a noturna às 18h, conforme o que está previsto em contrato de serviço regrado pelo Projeto Básico, balizador do processo de licitação prévio.