Coleta Domiciliar

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É realizada três vezes por semana no restante da cidade (fora da área de contêineres).

Ela recebe apenas resíduos domiciliares, ou seja, resíduos orgânicos e rejeito. Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados para a coleta seletiva atendendo os dias e horários do serviço. O descarte inadequado de resíduos pode gerar multas que vão de 90 a 1440 UFM's.

 

Resíduos orgânicos: trata-se de todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.

Como encaminhar: o encaminhamento ideal dos resíduos orgânicos é a compostagem. Não tendo acesso a uma composteira, o resíduo orgânico deve ser colocado em embalagens de até 100 litros, preferencialmente de papelão, papel ou em sacolas compostáveis e disponibilizado nos dias e horários corretos.

Quer saber como fazer uma composteira caseira? Clique aqui.

 

Rejeitos são resíduos sem potencial de reaproveitamento ou que não possuam viabilidade técnica e financeira de reciclagem. Exemplos: Lacres de iogurte, manteiga e requeijão, papel engordurado e sujo, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.

O que mais é possível fazer para colaborar com a coleta Domiciliar: você pode diminuir ao máximo o desperdício de alimentos, compostar cascas e restos de alimentos e plantar as sementes

Para consultar os dias e horários de coleta em seu endereço, clique aqui.

 

Requisitos / Documentos necessários

O lixo deve estar devidamente embalado e disponibilizado para coleta nos dias e horários previstos para realização do serviço.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Reclamação, denúncia ou informação, através do telefone 156.

 

Principais Etapas do Serviço

Coleta realizada de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, três vezes por semana.

Abrange 100% da cidade de Porto Alegre, inclusive locais com moradias irregulares.

Serviço realizado em dois turnos de coleta. A coleta diurna começa às 8h e a noturna às 18h, conforme o que está previsto em contrato de serviço regrado pelo Projeto Básico, balizador do processo de licitação prévio.

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