Prefeitura promove 74 ações de Plantio Urbano Sustentável no primeiro semestre
No primeiro semestre deste ano, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou 74 ações de Plantio Urbano Sustentável na Capital. Foram utilizadas mais de 600 floreiras, feitas a partir da reciclagem de madeiras utilizadas em paletes, e cerca de 70 toneladas de composto orgânico.
Os plantios ocorreram em várias regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares de resíduos, os conhecidos, “focos de lixo”. “Estamos qualificando os espaços ociosos e convidando a comunidade a ajudar na fiscalização para que tenhamos um descarte correto, uma cidade mais limpa e agradável para se viver”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.
Utilizando materiais de descarte, como paletes, as floreiras são produzidas pela equipe de marcenaria da Diretoria de Apoio Operacional (DAO) do departamento. Já o composto orgânico, é produzido pelo DMLU, a partir de reaproveitamento das podas de árvores e cortes de grama.
Nos locais de implantação dos plantios, a comunidade se apropria do espaço e evita o retorno do “foco de lixo”. A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas e/ou tintas, como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para preservação do meio ambiente.
Solicitações - As solicitações de Plantio Urbano Sustentável executados pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA) do DMLU podem ser feitas via sistema de atendimento da prefeitura, pelo telefone 156, ou diretamente nas Subprefeituras de cada região. Após o pedido, é feita uma avaliação técnica para verificar a viabilidade de implantação do plantio.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Lissandra Mendonça