Prefeitura reforça equipes para limpeza da Orla do Guaíba
A Prefeitura de Porto Alegre amplia a partir desta quinta-feira, 17, a operação especial de limpeza na Orla do Guaíba, após as chuvas que atingiram a cidade em junho. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) passam a reforçar o trabalho realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) desde 23 de junho, que se estende do Centro Histórico ao bairro Guarujá. O objetivo é acelerar o recolhimento de troncos e galhos acumulados nas margens do lago. Até o momento, cerca de 600 toneladas de materiais já foram removidas.
A mobilização contará com dez motosserras, quatro caminhões basculantes, duas retroescavadeiras e uma pá-carregadeira, com um operador para cada equipamento, além dos oito caminhões-caçamba e quatro retroescavadeira já em serviço pelo DMLU. O efetivo que irá colaborar com as atividades executadas pelas equipes do Departamento foi dividido em duas frentes: 60 garis na região central, do Trecho 1 até a Fundação Iberê Camargo, e outros 45 na Zona Sul da cidade. “Estamos unindo esforços entre as nossas equipes e as do DMLU com o objetivo de darmos mais celeridade ao serviço de recolhimento dos resíduos da enchente para que a população possa retomar os espaços na nossa orla”, destaca o secretário da Smsurb, Vitorino Baseggio.
O fortalecimento da ação também permitirá ampliar a capacidade de reaproveitamento dos resíduos arbóreos. Atualmente, eles são encaminhados para a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), para a produção de composto orgânico e lenha. Com o aumento do volume arrecadado pela intensificação do trabalho, a madeira gerada será doada para sete aldeias indígenas de Porto Alegre (confira a relação abaixo), que já recebem cargas do DMLU. Cidadãos interessados no material excedente, para uso como lenha, devem providenciar a retirada na UTC. Contatos ou esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail reaproveitamento@dmlu.prepoa.com.br.
O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca os benefícios da colaboração, que trará mais agilidade na limpeza. “Com a redução do tempo de coleta dos resíduos em áreas públicas e o reforço de equipes e equipamentos nas ruas, conseguiremos recolher um volume maior em menos tempo. Nosso foco é garantir a melhor destinação desses materiais e, nesse sentido, reafirmamos nossa parceria com as aldeias indígenas que já são nossas parceiras.”
Comunidades indígenas beneficiadas:
Aldeia Guarani Pindó Poty - Estrada do Varejão, 217 - bairro Lami
Aldeia Kaingang Oré Kupry - Estrada São Caetano, 2350 - bairro Lomba do Pinheiro
Aldeia Kaingang Fág Nhin - Estrada João de Oliveira Remião, 9105 - bairro Lomba do Pinheiro
Aldeia Kaingang Tupé Pã (Morro do Osso) - rua Professor Padre Werner, 77 - bairro Tristeza
Aldeia Guarani Tekoá Anhetenguá - Beco dos Mendonças, 357 | Parada 22 – bairro Lomba do Pinheiro
Aldeia Kaingang Vãn Ká - Estrada Armando Inácio da Silveira, 330 - bairro Extrema
Aldeia Kaingang Komág - Estrada Augusto dos Anjos, 2345 - bairro Boa Vista do Sul
Andrea Brasil