Projeto Bota-Fora atende parte de dois bairros nesta quinta
O projeto Bota-fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), começa nesta terça-feira, 26, até a sexta-feira, 29, em 15 comunidades. A ação começa à s 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resÃduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Nesta quinta, 28, serão atendidas as comunidades Sesc (Vila Jardim), Timbaúva 1, 2 e 3 (Mário Quintana), Loteamento Irmãos Marista (Mário Quintana) e Recanto do Sabiá (Mário Quintana).
Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende cerca de 200 comunidades em situação de vulnerabilidade social.Â
Â
Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-fora. A divulgação é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
De acordo com o Diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a iniciativa integra um sistema  oferecido pelo DMLU para facilitar a disponibilização adequada dos materiais. “O DMLU oferece várias opções para o recolhimento desses resÃduos mais volumosos, como coletas pagas ou a entrega gratuita em um dos nossos Ecopontos. No entanto, sabemos que muitas vezes é difÃcil para alguns moradores dessas comunidades utilizarem os serviços, seja por dificuldade de deslocamento ou até mesmo por mesmo por questões financeiras. Então o Bota-fora vai até as localidades para possibilitar que esses materiais sejam coletados corretamente, evitando o descarte irregularâ€, destaca.
“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resÃduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com foco na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
Programação por comunidades*:
Terça-feira, 26: Dormenio e Pantanal (Santa Tereza), Rio Branco (Santa Tereza), Santa Rita (Santa Tereza) e Esperança e Paz (Restinga);
Quarta-feira, 27: Loteamento Tapera (Aberta dos Morros), Beco do Adelar (Aberta dos Morros), Jardim Vila Verde (HÃpica), Santa Helena (Jardim Carvalho) e Barro Vermelho (Restinga);
Quinta-feira, 28: Sesc (Vila Jardim), Timbaúva 1, 2 e 3 (Mário Quintana), Loteamento Irmãos Marista (Mário Quintana) e Recanto do Sabiá (Mário Quintana);
Sexta-feira, 29: Mato Sampaio (Bom Jesus) e Fátima Pinto (Bom Jesus).
*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.
Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo segundo ciclo do Bota-fora em 2024, clique aqui.Â
Ecopontos - Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão distribuÃdas pela cidade - veja aqui os endereços.
Â
Andrea Brasil