Saiba como funciona a coleta seletiva em Porto Alegre
Implantada há 34 anos na Capital, a coleta seletiva de materiais recicláveis é feita por equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e atende três vezes por semana a maioria dos bairros beneficiados pela Coleta Automatizada (ver lista abaixo). No restante da cidade, o serviço é feito duas vezes por semana. Os roteiros são programados para não coincidirem com os horários da Coleta Domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. Para verificar os dias e horários, acesse aqui. A consulta deve ser feita por endereço completo.
O DMLU também oferece locais para que os cidadãos possam descartar resíduos recicláveis sem ter de esperar pela Coleta Seletiva. São os Postos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV). Para saber qual o PEV mais próximo de sua casa, clique aqui.
O que descartar na Coleta Seletiva (recicláveis) - Basicamente todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal podem ser reaproveitados. Entre eles, embalagens longa-vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos e clipes. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Coleta Automatizada - Os bairros atendidos totalmente são Auxiliadora, Bom Fim, Bela Vista, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Higienópolis, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Praia de Belas e Rio Branco. Já os atendidos parcialmente são Azenha, Floresta, Petrópolis, Menino Deus, Santa Cecília, Santana e São João.
Gilmar Martins