Semana Cidade Limpa se encerra com educação ambiental no bairro Mário Quintana

20/05/2023 16:18
Marco Salinas / DMLU/ PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Estande de sensibilização ofereceu jogos e brincadeiras que estimulam a separação correta dos resíduos

A 18ª Semana Cidade Limpa se encerrou neste sábado, 20, com a atividade de sensibilização ambiental durante evento de serviços e atrações do Centro Social Marista (Cesmar), na estrada Antônio Severino, 1493, bairro Mário Quintana. Com o tema Cidade limpa é aquela que ninguém suja, a Semana buscou estimular os cuidados com a cidade.

A ação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no Cesmar consistiu num estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos com maquetes de unidade de triagem, exemplos de materiais recicláveis e de composteira caseira. Entre as atividades que chamaram a atenção dos participantes estavam o quebra-cabeça, jogo da memória, exposição sobre o ciclo de vida do lixo e o preferido das crianças, campeonato de arremesso de recicláveis no garrafão, o chamado Papa Resíduo. “É muito importante este tipo de iniciativa para as crianças aprenderem desde cedo sobre separação de resíduos e lixo reciclável e assim melhorarem o futuro do país”, observa a fiscal de caixa, Vanessa Silva.

Durante a Semana Cidade Limpa, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de maio, o DMLU fez mais de 20 plantios nas regiões eixo-Baltazar, Cruzeiro e Leste. A atividade, chamada de Plantio Urbano Sustentável, foi realizada em locais onde antes existiam descartes irregulares de resíduos, os conhecidos focos de lixo. Na revitalização dos espaços, foram utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como pallets, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU. “Nesta semana executamos um mutirão de plantios e ajardinamento pela cidade e hoje fizemos sensibilização ambiental sobre o descarte correto. Estas ações visaram à redução dos focos de lixo e incentivo à correta separação dos resíduos”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Cidade Limpa - A semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Leia mais:

Prefeitura leva serviços municipais ao mutirão de aniversário do Centro Social Marista

 

 

Adriana Machado

Andrea Brasil