Limpeza Urbana

Semana Cidade Limpa termina com 65 vistorias de focos de resíduos

22/05/2020 16:06
SMSURB / PMPA
LIMPEZA URBANA
Avaliação de pedidos de plantio urbano sustentável foi intensificada

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) concluiu, nesta sexta-feira, 22, a intensificação de visitas técnicas para avaliação de pedidos de plantio urbano sustentável em áreas com focos irregulares de resíduos. A ação faz parte da 15ª Semana Cidade Limpa, comemorada desde o último dia 16 até esta sexta. Foram atendidos 65 protocolos, cinco a mais do que a expectativa inicial.

Do total de visitas, 39 protocolos foram encaminhados para realização de plantio, sete para instalação de placa proibitiva de colocação de resíduos, oito  para limpeza do local, dois para o Serviço de Fiscalização. Em nove pontos não foram encontrados resíduos.

“Zerar o passivo de vistorias para pedidos de realização de plantio sustentável é muito importante na Semana Cidade Limpa e no atual período de pandemia, visto que uma cidade mais limpa significa saúde e qualidade de vida”, diz o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza.

O plantio urbano sustentável é um serviço oferecido pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA) do DMLU, que deve ser solicitado pelo sistema de atendimento da prefeitura - o telefone 156. Após o pedido, é feita a visita técnica, com fotos, elaboração de relatório, emissão de ordem de serviço, encaminhamento para outras áreas do Departamento, instalação do mobiliário urbano e de placa educativa. Depois, segue o monitoramento.

Pandemia - Em residências onde há pacientes em isolamento domiciliar  por suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus, os resíduos devem ser colocados em sacos de lixo duplos e resistentes, fechados  com lacre ou nó quando até dois terços da capacidade estiverem preenchidos. Esse material deve ser deixado a serviço da coleta domiciliar ou nos contêineres, de acordo com os dias e horários de recolhimento. Luvas e máscaras de proteção devem ser descartadas na coleta domiciliar de orgânicos, em saco separado.

Os serviços administrativos do DMLU estão com atendimentos presenciais suspensos neste momento, conforme determina o artigo 62 do decreto 20.565 de 2020. Para informações e atendimentos de serviços como protocolo e fiscalização, pode ser feito contato pelo telefone 3289-6999. Dúvidas sobre a maneira adequada de descartar resíduos podem ser esclarecidas pelo telefone 3289-6907 ou pelo e-mail egea@dmlu.prefpoa.com.br.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

 

Adriana Machado

Rui Felten

coronavirus-cartao-social.png

Acompanhe a prefeitura nas redes