Acidentes com motocicletas reduzem 10% no mês de maio

10/06/2021 17:40
EPTC/SMMU/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Os dados sobre acidentabilidade são do Observatório de Mobilidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou redução de 10% nos acidentes com motocicletas no mês de maio em comparação com abril, apesar do aumento de 5% na acidentalidade geral no trânsito de Porto Alegre. No último mês, foram registrados 923 acidentes, com nove óbitos. Em abril, foram 873 registros e seis mortes.

As mortes no trânsito, com aumento de 50% em relação ao mês anterior, são predominantemente do sexo masculino. Em maio, a região com o maior índice de acidentalidade foi a Zona Leste, seguida da Zona Norte. Os turnos de maior incidência são a noite e a madrugada, das 18h às 6h, quando foram registrados 75% dos óbitos.

No acumulado do ano, de janeiro a maio, 29 pessoas perderam a vida nas vias da Capital, o mesmo número do ano passado, que registrou 4.072 acidentes. A sexta-feira concentra o maior número de ocorrências no período, com 18%. Já aos domingos, é registrado o menor índice, com 8%. No entanto, as fatalidades, em geral, concentraram-se na quinta-feira, com 26% dos registros.

Fiscalização - A EPTC destaca a redução no número de óbitos de motociclistas, de abril para maio, que caiu pela metade, de seis para três, quando também houve redução nos índices de acidentes com envolvimento de motos. “Ao reforçar as ações de orientação, educação e fiscalização conseguimos reverter a tendência de alta nas ocorrências identificada nos últimos meses”, ressalta o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Com o aumento da acidentalidade em março e abril envolvendo motos, foi intensificada a Operação Duas Rodas, que visa fiscalizar e conscientizar os condutores sobre a importância da percepção de risco e autocuidado no trânsito. O objetivo é coibir excessos e reduzir os números de vítimas.

Ações efetivas - Em maio, os sinistros com motocicletas caíram 10% em relação a abril, de 302 para 270 registros. O número de motociclistas feridos (condutores + ocupantes) também caiu, passando de 237 em abril para 195 em maio, uma redução de 17%. Nestes cinco meses, os agentes da EPTC realizaram 115 operações Duas Rodas, que flagraram 381 condutores sem habilitação e resultaram em 2.439 motociclistas autuados por irregularidades. Além disso, foram recolhidas 496 motos, 141 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 530 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Os dados são do Observatório de Mobilidade da EPTC e podem ser acessados no Portal EPTC Transparente, em https://eptctransparente.com.br/acidentesgeral

Saiba mais: Operação Duas Rodas da EPTC flagrou 381 motociclistas sem CNH e recolheu 496 motos em 2021
https://prefeitura.poa.br/eptc/noticias/operacao-duas-rodas-da-eptc-flagrou-381-motociclistas-sem-cnh-e-recolheu-496-motos-em

 

Estagiário Michel Pozzi, com supervisão de Gustavo Roth

Lissandra Mendonça