Confira o serviço de trânsito para as obras do Corredor Humanitário
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para alterações no trânsito na região da rodoviária, em razão do avanço das obras de requalificação do Corredor Humanitário, trecho que liga a avenida Castelo Branco à elevada da Conceição, com 400 metros de extensão.
As intervenções começaram na segunda-feira, 21, com a remoção do canteiro central e a realocação de meio-fios na intersecção da avenida Júlio de Castilhos com a rua da Conceição, na parte baixa. O realinhamento da via junto ao pé do talude proporcionará mais mobilidade a pedestres e veÃculos.
Trânsito - Neste trecho da rua da Conceição, no sentido Centro-bairro, ocorre o bloqueio parcial da via em determinados momentos do dia, na faixa da esquerda, para o alargamento e pavimentação da pista, com implantação de novo calçamento próximo à escadaria da antiga passarela.
A partir do fim da manhã de segunda-feira, 28, com o inÃcio do bloqueio de meia pista no acesso ao Caminho Humanitário, o trecho de chegada pela avenida Castelo Branco estará sinalizado com estreitamento da via, no lado esquerdo, em direção à elevada da Conceição.
Rotas alternativas - Para minimizar os impactos no trânsito, a EPTC recomenda que os motoristas utilizem rotas alternativas ao chegar à Capital, a fim de evitar engarrafamentos. Uma das opções é a avenida Farrapos, indicada para quem chega pela BR-116 ou pelo interior do Estado, a partir da ponte do GuaÃba.
Condutores oriundos da BR-448 devem optar pela BR-290 - Freeway, no sentido Litoral, e acessar a avenida dos Estados em direção ao Aeroporto Salgado Filho. A partir desse ponto, é possÃvel seguir pela avenida dos Estados rumo à Terceira Perimetral (zonas Sul e Leste) ou pela avenida Farrapos, em direção ao Centro. Quem vem do Litoral pela BR-290 - Freeway, também deve utilizar a avenida dos Estados e a Farrapos para acessar o Centro.
Monitoramento - Para garantir a segurança viária durante a execução dos trabalhos, é fundamental respeitar a sinalização e as regras de trânsito. Os agentes da EPTC e a Central de Videomonitoramento e Controle da Mobilidade vão acompanhar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes na operação.
Obras - A empresa Sultepa é a responsável pela execução da readequação de meio-fio e calçadas, pavimentação, proteção e contenção dos taludes, além da drenagem da via, com os serviços estimados em R$ 1,4 milhão. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
Bianca Dilly