Covid-19: Fiscalização diária dá mais segurança ao transporte coletivo

05/05/2020 18:28
Cesar Lopes/PMPA
COMUNICAÇÃO
Desde o início da pandemia, já foram fiscalizados quase quatro mil veículos do transporte coletivo

A Prefeitura de Porto Alegre vem realizando uma série de ações de fiscalização para garantir a segurança dos passageiros do sistema de transporte coletivo da Capital e conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da pandemia, a Empresa Pública de Transporte e Fiscalização (EPTC) já fiscalizou quase quatro mil veículos do transporte coletivo. 

O trabalho dos agentes do setor de inspeção veicular, que antes da pandemia era realizado no pátio da sede da empresa, também se une aos esforços nas rua. As ações diárias ocorrem nas garagens e terminais de ônibus, muitas vezes em conjunto com outros órgãos do município.Nas verificações, são observadas medidas impostas para o serviço como higienização, uso de máscaras pelos passageiros e tripulação, condições gerais dos veículos e pontualidade das linhas do transporte público coletivo. Além das ações à luz do dia, a cada noite são realizadas operações com efeito surpresa nas garagens das empresas. Em caso de não cumprimento das regras estabelecidas em contrato ou nos decretos, é feita uma notificação ou autuação.

Desde a publicação do Decreto 20.549, em 22 de abril, que torna obrigatório o uso de máscara no transporte coletivo, a capacidade dos ônibus de Porto Alegre foi ampliada entre 20 e 25% com a permissão para transportar, além do limite de lugares sentados, mais dez passageiros em pé no ônibus comum e 15 nos veículos articulados. “Com a obrigatoriedade do uso das máscaras, foi possível aumentar a proteção dos usuários além de garantir uma melhora na oferta de transporte para a população, com mais lugares disponíveis nos ônibus”, destaca o secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Mata Tortoriello.

Com a queda no número de passageiros de até 72% e a redução da oferta em circulação, de 60%, os usuários podem verificar as opções de itinerários e o horário certo para pegar o seu ônibus através do aplicativo do Cartão TRI, conforme a necessidade de seu deslocamento. Os principais eixos de mobilidade da cidade contam com atendimento até a noite para proporcionar mobilidade à população e as tabelas horárias também estão atualizadas e disponíveis no site da EPTC.

As avaliações para verificar a necessidade de ajustes pontuais na oferta de linhas são realizadas diariamente, tendo como objetivo atender os passageiros com segurança. Denúncias sobre o atendimento ou sugestões devem ser feitas pelo telefone 118. Os relatos da população servem como apoio para otimizar o trabalho das equipes de fiscalização.

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Gustavo Roth e Gabriela Duarte

Taís Dimer Dihl

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