EPTC certifica empresas que promovem comportamentos e hábitos para um trânsito mais seguro

15/12/2021 14:57
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Neste ano, 12 estabelecimentos receberam o destaque e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 15, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) certificou empresas que, em 2021, promoveram ações para comportamentos e hábitos para tornar o trânsito mais seguro, civilizado e humano. O projeto Empresa Amiga da EPTC é uma das atividades permanentes da empresa e existe desde 2018. Neste ano, 12 estabelecimentos receberam o destaque e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O evento ocorreu no Auditório da EPTC, na João Neves da Fontoura, 7.

Participaram da solenidade, realizada pela prefeitura, o secretário municipal de Mobilidade Urbana e EPTC, Luiz Fernando Záchia, o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, direção da EPTC, além das empresas certificadas. O prefeito Sebastião Melo, em razão de conflito de agenda, não conseguiu estar presente, mas mandou uma mensagem em vídeo elogiando os participantes e o projeto. Segundo Melo, uma cidade educadora é uma cidade que faz educação além da escola. E dentre os desafios que estão postos para uma cidade educadora está um trânsito civilizado.

“O trânsito mata muito no Brasil, milhares de pessoas. É preciso cuidar do trânsito, começando pela educação. Esse é um belo caminho, um belo gesto das empresas” - Prefeito Sebastião Melo. 

Záchia relatou aos presentes que a EPTC tem uma imagem muitas vezes equivocada para a sociedade. “A EPTC tem esse lado extremamente humano, por meio das permanentes campanhas educativas, das mais diversas ações de educação. Programas como esse, que realizam parcerias com empresas amigas, buscam conscientizar, através da sua capilaridade com a orientação dos seus colaboradores, a importância da educação. Que possamos trazer mais pessoas para que, juntos, consigamos reduzir o número de mortes em razão de acidentes.”

Já o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, lembrou que, antes da criação da EPTC, em 1998, cerca de 200 pessoas morriam por ano em razão de acidentes de trânsito. Também destacou que somos todos parceiros na construção de um trânsito melhor. “Não tem outro caminho se não for por meio de ações de educação, que envolvem a sociedade civil e as empresas, na orientação dos funcionários para a responsabilidade nos deslocamentos diários. Essa conscientização se multiplica e atinge amigos e familiares dos colaboradores”, relata Ramires.

Dados do Programa Vida no Trânsito demonstram que mais de 90% dos acidentes têm entre suas causas o fator humano. “O excesso de velocidade, alcoolemia, falta de habilitação. Para reduzir ainda mais esse número de mortes, é pelo trabalho de conscientização”, completa Ramires.

O representante nacional de frota da empresa Vitlog Transportes, Rafael Arnecke, que participa do projeto desde 2018, destacou que hoje a empresa acredita muito em educação. "Cuidar das pessoas, do patrimônio, é muito Importante. Quem trabalha com frota sabe o que é receber uma ligação de um acidente grave. Percebemos uma grande evolução nesse sentido”, relatou Arnecke.   

Estabelecimentos que participam do Projeto Empresa Amiga da EPTC em 2021  – Vitlog Transportes, Ambev, Sesc/Senac, Senai, Ciber Equipamentos Rodoviários, Auto Viação Presidente Vargas, Raaízen, Delta Gestão Pública, MOB – Mobilidade em Transportes, Fida, Bolognesi e Associação Leopoldina Juvenil.

Empresas que têm interesse em participar do projeto devem entrar em contato pelo e-mail educ@eptc.prefpoa.com.br.

 

 

 

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes