EPTC divulga balanço de trânsito sem mortes no fim de semana

26/01/2026 17:07
Divulgação EPTC / PMPA
EPTC divulga balanço de trânsito sem mortes no fim de semana
Houve 58 ocorrências entre as 18h de sexta-feira e as 6h desta segunda

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga, nesta segunda-feira, 26, o balanço de sinistros de trânsito registrados em Porto Alegre durante o fim de semana. Entre as 18h de sexta-feira, 23, e as 6h desta segunda-feira, 26, foram contabilizadas 58 ocorrências, sem mortes nas vias públicas.

Considerando o intervalo de 60 horas, a média foi de praticamente uma ocorrência por hora, o equivalente a um sinistro a cada 62 minutos. O levantamento evidencia que a maior parte dos atendimentos esteve relacionada a colisões sem feridos, mas reforça a necessidade permanente de atenção e prudência por parte dos condutores, especialmente em períodos de maior fluxo, como finais de semana, quando há aumento na circulação de veículos e pedestres.

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destaca a importância do respeito às regras de trânsito para reduzir a gravidade dos sinistros e preservar vidas. “Cada sinalização desrespeitada representa um risco real. O cumprimento das regras de circulação, especialmente o respeito ao sinal vermelho, é uma atitude simples que salva vidas e ajuda a conter o número de pessoas que perdem a vida no trânsito”, ressalta.

Do total de registros, 34 foram acidentes de trânsito sem vítimas, 23 acidentes com vítimas e um atropelamento. As ocorrências são registradas pelos agentes da EPTC no Sistema Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o que permite respostas rápidas e coordenadas entre as equipes de campo e as centrais de comando.

A EPTC reforça o alerta para situações de maior risco, como colisões em alta velocidade e atropelamentos, que envolvem usuários mais vulneráveis das vias. O risco de lesões graves aumenta significativamente quando os limites de velocidade não são respeitados, daí a a importância da atenção às regras de trânsito, como o respeito à sinalização, ao semáforo e à prioridade do pedestre.

 

Leonardo Iob (estagiário) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins