EPTC divulga locais e balanço da Operação Radar

03/11/2025 18:54

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza, entre os dias 3 e 9 de novembro (segunda a domingo), a Operação Radar em diversos pontos da cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. A iniciativa é uma das estratégias para coibir o excesso de velocidade e reduzir o número de vítimas e sinistros no trânsito.

Confira os locais:

* Av. Assis Brasil

* Av. D. Pedro II

* Av. Severo Dullius

* Av. Edvaldo Pereira Paiva

* Av. Juca Batista

* Av. Diário de Notícias

* Av. Ipiranga

* Av. Sen. Tarso Dutra

* Av. Bento Gonçalves

* Av. Plínio Kroeff

* Av. Dante Ângelo Pilla

* Av. Borges de Medeiros

* Av. Padre Cacique

* Av. Dr. Salvador França

* Av. Baltazar de O. Garcia

* Rua Pereira Franco

* Av. Ernesto Neugebauer

* Av. Dr. Nilo Peçanha

Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEVs) — do tipo portátil (radar), Fixo Redutor (lombada eletrônica) e Fixo Controlador (pardal) — está disponível para consulta no portal EPTC Transparente.

Os locais também são informados pelo aplicativo Waze. Os pontos aparecem com o ícone de polícia, acompanhados da descrição “radar móvel” e da indicação da velocidade máxima permitida na via. Além disso, as localizações e os estudos técnicos são divulgados pelos canais oficiais da prefeitura.

Balanço - Entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro , a EPTC realizou 73 operações com radares portáteis, fiscalizando 23.458 veículos em diferentes ruas e avenidas da cidade. Dessas abordagens, seis resultaram em autuações por excesso de velocidade acima de 100 km/h — infração gravíssima, passível de multa de R$ 880,41 e suspensão do direito de dirigir.

As maiores velocidades registradas ocorreram, principalmente, com carros. Quatro veículos foram flagrados acima de 100 km/h — um na avenida Salvador França, na avenida Dom Pedro II, na avenida Assis Brasil e também na avenida Edvaldo Pereira Paiva, sendo o mais rápido deles a 105 km/h.

No entanto, o maior flagrante de irresponsabilidade foi de uma motocicleta, registrada a 160 km/h na avenida Salvador França, onde o limite permitido é de 60 km/h.

 

Guilherme Favero (estagiário) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins