EPTC flagra transporte escolar clandestino no bairro Menino Deus
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retirou de circulação uma van realizando transporte escolar clandestino em abordagem realizada na manhã de sexta-feira, 10. O veículo sem autorização transportava alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Mané Garrincha e da EEEF Cândido Portinari, ambas no bairro Menino Deus.
O automóvel já vinha sendo monitorado há algum tempo, já tendo o condutor se evadido de uma tentativa de abordagem no dia 30 de setembro, chegando a jogar o veículo sobre os agentes de fiscalização. Desta vez, foi abordado com auxílio da Rocam do 1º BPM na Escola Mané Garrincha, transportando dez alunos. O condutor foi autuado nos artigos 230 XX e 230 XVIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por transporte clandestino e mau estado de conservação dos pneus. O veículo foi removido ao depósito.
O gerente de Fiscalização de Transportes da EPTC, Adailton Maia, alerta para os riscos de contratar transporte escolar não regulamentado. “Esses veículos, que não passam por vistoria, geralmente apresentam problemas no estado de conservação e na documentação. As crianças são transportadas sem cinto de segurança, com excesso de lotação e sem os devidos cuidados”, destaca Maia.
Os transportadores regulamentados que atuam nas 845 instituições de ensino da Capital, bem como os prefixos em situação regular, podem ser consultados no site da EPTC, nas opções:
Consulta por escola
Consulta por prefixo
Para sugestões, reclamações ou denúncias relacionadas ao transporte escolar, as famílias podem entrar em contato pelo e-mail eptc@eptc.prefpoa.com.br, pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou pelo número 118.
Gilmar Martins