EPTC intensifica fiscalização de velocidade e divulga locais da Operação Radar
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, entre os dias 22 e 28 de dezembro de 2025, um total de 58 operações com radar portátil em diferentes pontos de Porto Alegre. Ao todo, 17.322 veÃculos foram monitorados durante as ações, que integram a estratégia de combate ao excesso de velocidade e de redução de sinistros e vÃtimas no trânsito da capital.
No perÃodo, apenas 13 veÃculos foram autuados por circular acima de 100 km/h, o que representa 0,075% do total de condutores e demonstra o respeito à sinalização pela maior parte dos usuários das vias públicas. A infração de exceder o limite de velocidade em mais de 50% é considerada gravÃssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 880,41 e resulta em suspensão do direito de dirigir.
Os flagrantes de maior desrespeito ao limite de velocidade ocorreram nos seguintes locais:
- 120 km/h – Avenida Bento Gonçalves (moto)
- 117 km/h – Avenida Bento Gonçalves (moto)
- 116 km/h – Avenida Sertório (moto)
- 113 km/h – Avenida Ipiranga (moto)
- 111 km/h – Avenida Bento Gonçalves (carro)
As ações buscam coibir condutas de risco e reforçar o caráter preventivo da fiscalização. A EPTC mantém operações diárias em turnos alternados, com prioridade para as vias de maior fluxo e locais com indicadores de acidentalidade.
Locais da Operação Radar – 29/12 a 02/01
- Avenida Assis Brasil
- Avenida Baltazar de Oliveira Garcia
- Avenida Bento Gonçalves
- Avenida Borges de Medeiros
- Avenida Dante Ângelo Pilla
- Avenida Diário de NotÃcias
- Avenida Dom Pedro II
- Avenida Edvaldo Pereira Paiva
- Avenida Ipiranga
- Avenida Juca Batista
- Avenida Padre Cacique
- Avenida Plinio Kroeff
- Avenida Sen. Tarso Dutra
- Avenida Sertório
O mapa interativo com todos os equipamentos de fiscalização eletrônica pode ser consultado no EPTC Transparente, e as localizações de radares móveis também são informadas pelo aplicativo Waze, com indicação do limite de velocidade permitido em cada via.
Â
Gilmar Martins