EPTC participa de mobilização nacional de combate ao álcool no trânsito

31/01/2026 07:28
Gustavo Roth / EPTC
EPTC participa de mobilização nacional de combate ao álcool no trânsito
Ação integra diversos órgãos para reduzir acidentes causados por embriaguez ao volante

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) participou, nesta sexta-feira, 30, de operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para marcar o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito. A ação, executada no km 91 da BR-290, no início da Freeway, faz parte da Mobilização Nacional Integrada de Fiscalização de Alcoolemia, uma estratégia de alcance nacional que integra esforços coordenados entre diferentes órgãos para reduzir o índice de feridos e mortes causados pela embriaguez ao volante.

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destaca o esforço conjunto para combater o consumo de álcool no trânsito. “Infelizmente, ainda são frequentes os flagrantes de condutores que dirigem sob efeito de álcool, o que reforça a necessidade de mantermos a fiscalização ativa. Somente com um esforço conjunto e a conscientização de toda a população vamos conseguir coibir esses excessos e salvar vidas”, afirma.

A mobilização é um esforço contínuo até a Operação Carnaval, com o objetivo de ampliar a percepção de fiscalização, reforçar o caráter preventivo das ações educativas e combater os excessos da alcoolemia no trânsito, um dos principais fatores de risco para mortes no trânsito.

Neste período a EPTC vai intensificar as operações de blitz da Balada Segura e as ações educativas da Escola Pública de Mobilidade para incentivar atitudes responsáveis e alertar sobre os riscos da combinação entre álcool e direção.

Com a coordenação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o alinhamento consolida a atuação integrada da EPTC, com a união de esforços entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. “Todos sabem o quanto a álcool e direção não combinam. Um trânsito mais seguro só se faz de forma coletiva e por isso esta integração em todo o estado é fundamental”, destaca Fabrício Bianchi, Superintendente da PRF no Rio Grande do Sul.

A operação ganha relevância adicional em razão do feriado prolongado de Navegantes, período marcado por intenso aumento do fluxo de veículos nas estradas e vias públicas, o que eleva a exposição a riscos e demanda maior atenção dos condutores.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins