EPTC prioriza serviços on-line de atendimento ao cidadão
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que alguns serviços de atendimento ao público, realizados na Central de Atendimento ao Cidadão, têm mudanças, com priorização de atendimento eletrônico e redução do presencial para evitar a circulação de pessoas, com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação do Covid-19 (novo coronavírus). “Estas medidas fazem parte das ações conjuntas da prefeitura para conter a propagação do coronavírus e proteger a população”, afirma o diretor presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.
Os serviços relacionados à cópia de documentos, cópia integral de processos, transporte, trânsito, credenciais, veículos em situação de abandono, parklets e também os serviços prestados aos operadores, entre outros, devem obrigatoriamente ser encaminhados pelo site. Situações excepcionais em que o cidadão não consiga encaminhar de forma on-line são avaliadas para verificar as possibilidades de atendimento.
A solicitação presencial na Central de Atendimento ao Cidadão (rua Erico Verissimo, 100, prédio H - Menino Deus) fica restrita a cinco assistências simultâneas, na parte interna, ou, conforme necessidade, conforme etiqueta respiratória (com distanciamento mínimo de 1,5 metro e não haver aglomerações), de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, a fim de evitar aglomerações, seguindo a orientação da prefeitura.
Além disso, foram prorrogados por 60 dias os pedidos de renovação da credencial de isenção no transporte coletivo de Porto Alegre para PCD - Pessoas com Deficiência, a validade de cadastramento de usuário idoso (a partir de 65 anos) e, para aqueles que já possuíam o benefício da isenção da tarifa até a data da publicação da Lei nº 12 503, de 18 de janeiro de 2019, o recadastramento dos idosos (60 a 65 anos).
Desde a última sexta-feira, 13, os operadores do transporte coletivo foram orientados, com ciência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a abrir as janelas dos veículos a fim de melhorar a circulação do ar e substituir os carros que não tenham esta possibilidade.
Também estão suspensos os atendimentos da assessoria comunitária da EPTC, responsável pelas reuniões e ações para identificar as demandas existentes em cada região do Orçamento Participativo.
Confira os serviços que estão disponíveis exclusivamente on-line.
Cópia de documentos
- Auto de Infração de Trânsito (AIT);
- Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BO) – com ou sem vítima;
- Certificado de Aferição do INMETRO;
- Fita do Etilômetro (teste de bafômetro);
- Foto sem tarja;
- Termo de Constatação de Embriaguez;
- Termo de Recolhimento (TR) – de veículo, de CRLV e ou de CNH;
- Vídeo (somente autuações do Artigo 184, III – Transitar em via de Transporte Público).
Cópia integral de processos
- Processos de defesa e recurso de infrações/multas de trânsito;
- Processos de apresentação de condutor de trânsito;
- Processos do sistema SEI com estrutura de numeração: xx.16.xxxxxxxxx.x.
- Processos do sistema GPA com estrutura de numeração: 008.000000.00.0
Sucata/veículo em situação de abandono
Transporte
- Parada de ônibus: implantação, manutenção e ou retirada;
- Terminal de ônibus: implantação, manutenção e ou retirada.
Trânsito
- Sinalização Vertical (placas) – Implantação – Manutenção - Retirada
- Sinalização Horizontal (pintura asfáltica) - Implantação – Manutenção - Retirada
- Sinalização Elétrica ou Semafórica - Implantação – Manutenção - Retirada - Ajuste de Tempo Semafórico
- Procedimento de Fiscalização de Trânsito – Elogio – Sugestão – Reclamação
Parklets
Credencial de Estacionamento para idosos e PCD’s
Serviços da Coordenação de Cadastro de Operadores
- Defesa e recurso de multas (todos os modais)
- Substituição de veículo (táxi, lotação e escolar)
- Inclusão/exclusão de escola (somente para o operador)
- Migração de Permissão para Autorização de Táxi com Pedido de Transferência
As demandas e solicitações de trânsito e transporte também podem ser encaminhadas através da Carta de Serviços | Prefeitura de Porto Alegre
Carta de Serviços de Trânsito e Transporte
As orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre para a prevenção do coronavírus estão disponíveis nos links abaixo:
Acesso a Orientações - Coronavírus - Secretaria Municipal da Saúde - SMS
Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)
Novas medidas podem ser adotadas a partir de novas determinações da Secretaria Municipal de Saúde.
Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia
Taís Dimer Dihl