EPTC recebe três placas que foram furtadas da sinalização viária

22/04/2021 18:16

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu, nesta quinta-feira, 22, três placas de trânsito que foram furtadas das ruas da Capital. Segundo informações da Brigada Militar (BM), o patrimônio público seria vendido em um ferro velho. Um representante da EPTC se apresentou para restituir o material furtado para o poder público.

Conforme informações da assessoria de comunicação social da Brigada Militar, foi recebida uma denúncia anônima e deslocada uma guarnição até o local, na rua Banco Inglês, no bairro Santa Tereza, onde foi constatado o fato. O suspeito, que tem antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à área judiciária.

“O caso foi registrado como dano qualificado, pois ele danificou, deteriorou e inutilizou as placas, consideradas itens do patrimônio público. A pena para este tipo de delito pode chegar a três anos de detenção, sendo cumulada com multa”, explica a delegada de Polícia Suélen Breda Panizzon, da 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre.

A EPTC destaca que a sinalização viária é de extrema importância para a segurança e a ausência de uma placa pode resultar em um acidente de trânsito. “Muitas vezes a sinalização vertical, como são chamadas as placas de trânsito, informam uma preferencial de fluxo ou a proibição de uma conversão. A ausência delas representa a falta de uma informação e um risco muito alto para a segurança das pessoas”, reforça o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. A EPTC orienta a população para informar situações de furto de placas pelo número 190, da BM, ou 118.

Custos com vandalismo - Desde o início deste ano, a EPTC gastou mais de R$ 34 mil para reparos em razão de vandalismo na sinalização viária, 78% deste custo é com placas metálicas e películas. Cerca de 21% do valor foi utilizado para o conserto de semáforos, controladores, cabos, botoeiras, entre outros equipamentos. Os gastos destinados à recuperação dos equipamentos de iluminação do mobiliário, que fazem parte do sistema de iluminação de abrigos e terminais de parada de ônibus, ficaram em menos de 1% do total de R$ 34.312,24.

 

 

 

Gabriela Duarte e Ana Parise

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes