EPTC reforça ações educativas pela segurança dos motociclistas

22/07/2019 12:28
Brayan Martins / PMPA
Ação busca reduzir acidentalidade com motos
No primeiro semestre, 17 motociclistas morreram no trânsito da Capital

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou para esta semana mais um conjunto de atividades educativas com foco principal na redução de acidentes envolvendo motociclistas, uma das grandes preocupações nos conflitos do trânsito da Capital. A partir desta segunda-feira, 22, agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), acompanhados por integrantes do Comando de Operações Especiais (COE), participam de atividades preventivas no Shopping Total, na avenida Cristóvão Colombo nº 545. 

Em função da chuva, foi cancelada nesta terça-feira, 23, das 14h às 17h, as abordagens e distribuição de material informativo no Largo Glênio Peres, Centro. As ações fazem parte do Programa Motociclista Seguro, parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Detran, a partir do Programa Vida no Trânsito. Revendas de motos também estão envolvidas em diversas atividades educativas.


Luciana Pereira, da CEM, explica que, tanto no shopping, como no Centro Histórico, a meta é conscientizar os motociclistas para a importância do autocuidado na pilotagem e os fatores de risco que estão envolvidos nos acidentes com morte, como excesso de velocidade, avanço de sinal, condutor sem habilitação e ingestão de álcool antes de pilotar. A agente da EPTC acrescenta: “Na área central da cidade transitam milhares de pessoas, por isso escolhemos o Largo Glênio Peres para nos aproximar daqueles que compram ou até mesmo pilotam motocicleta e ainda não possuem a CNH, fator de risco para este público. Todas as semanas realizamos, no mínimo, uma ação externa."

Estatística – No primeiro semestre deste ano foram registradas 40 vítimas fatais no trânsito da Capital, contra 43 no mesmo período do ano passado. Das 40 mortes, 17 envolveram motociclistas. No ano passado, no mesmo período, foram 16 vítimas fatais. Os dados são da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (CIET) da EPTC.

 

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl