EPTC reforça a importância de escolher um transporte escolar regulamentado
A segurança no transporte escolar é uma preocupação para pais e responsáveis. Para garantir que os alunos sejam transportados de maneira segura e dentro das normas exigidas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza vistorias periódicas nos veículos escolares e orienta pais e familiares que busquem veículos autorizados.
“É muito importante que os pais se certifiquem que o serviço contratado tem cadastro com a prefeitura e está com a vistoria em dia, pois isso é essencial para a segurança dos alunos que são transportados”, destaca o coordenador de Fiscalização do Transporte, Luciano Souto.
Os veículos autorizados a operar no transporte de estudantes possuem um selo de vistoria afixado no para-brisa, que indica sua situação: azul (aprovado), amarelo (aprovação provisória) e vermelho (veículo reprovado). Também são identificados na cor bege com faixa amarela na altura da porta com a inscrição escolar, nome da escola que atende e o número do prefixo na lateral. Os veículos possuem placa vermelha e os profissionais que os conduzem recebem treinamento.
Em Porto Alegre estão cadastrados 538 prefixos de vans escolares prestando serviço para 845 instituições de ensino. Para saber se os transportadores são regulamentados nas instituições de ensino e se os prefixos estão em dia basta consultar no site da EPTC (consulta por escola e consulta por prefixo).
Andrea Brasil