Escola Pública de Mobilidade promove ações com motociclistas nesta semana
A Escola Pública de Mobilidade (EPM), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), promove nesta semana uma série de ações dedicadas à conscientização sobre um trânsito mais seguro. As atividades abrangem diversos públicos, desde adolescentes e crianças até motoristas, empresas, rodoviários e educadores.
Um foco especial está reservado para ações voltadas à educação de crianças, ciclistas e motociclistas. A iniciativa visa não apenas transmitir conhecimentos sobre normas de trânsito, mas também promover uma cultura de respeito e responsabilidade compartilhada nas vias para a segurança de todos os usuários.Â
Na segunda-feira, 15, ocorre o Programa Educação Social e Mobilidade, dinâmica da criança segura, no Sesc 4º Distrito, no bairro Navegantes. O programa busca levantar situações e contribuições referentes à educação no trânsito, oportunizando a percepção das crianças em relação aos comportamentos seguros e aos problemas da mobilidade por meio de brincadeiras e roda de conversa.
Na terça-feira, 16, acontece o programa Motociclista Seguro e na quarta-feira, 17, na rua Gen. Câmara, havérá uma ação educativa para alertar os motociclistas sobre a importância de se colocarem à frente dos carros nos semáforos.
Na quinta-feira, 18, acontece o Programa CFC Amigo da EPTC no CFC Atlântida, cujo objetivo é transmitir noções de comportamento seguro no trânsito e de respeito à s diferenças mostrando dados estatÃsticos envolvendo os sinistros de trânsito na cidade.
Na sexta-feira, 19, e no sábado, 20, será realizado o Programa Ciclista Seguro, na ciclovia da avenida Ipiranga esquina com avenida Praia de Belas e no trecho 3 da Orla do GuaÃba.Â
Além de iniciativas ao longo de toda a semana, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para diferentes públicos. Os interessados em participar devem enviar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.
Segurança Viária - As atividades fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) que estabelece diretrizes de planejamento com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.
Â
Â
Lissandra Mendonça