Transporte e Circulação

Faixa exclusiva da Goethe recebe aprovação de usuários

11/12/2019 17:29
EPTC / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Agentes da EPTC orientam a circulação no primeiro dia da mudança

Entrou em funcionamento, na manhã desta quarta-feira, 11, a faixa exclusiva da avenida Goethe, localizada entre as ruas Mostardeiro e Poty de Medeiros, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h. O trecho, de 400 metros, possibilitará a redução de 67% no tempo de deslocamento do transporte coletivo. Representa dois minutos e 50 segundos a menos no tempo de viagem naquela área, com benefícios para cerca de 62 mil usuários das oito linhas que passam pelo local.

Mesmo sendo apenas um dia de funcionamento, com necessidades ainda de alguns ajustes, usuários do transporte coletivo aprovaram as mudanças: “Utilizo o T3. Sou totalmente a favor desta e de todas as faixas exclusivas. Ajudam muito”, diz o estudante João Pedro Tavares. “Aprovo a iniciativa. É muito boa para os usuários de ônibus. Aqui na Goethe os ciclistas devem ficar atentos em relação aos passageiros dos ônibus”, alerta Vanessa de Oliveira, técnica em enfermagem.  “Uso as linhas 520 e 510. Passo aqui pela Goethe e fiquei satisfeita com a medida da prefeitura. Demonstra o interesse de uma maior organização no nosso trânsito”, comenta a administradora Franciele Fonseca. “Uma medida maravilhosa, muito boa para quem utiliza os ônibus”, declara a diarista Juraci Gonçalves.

As primeiras horas de utilização da faixa exclusiva foram acompanhadas de perto por técnicos e agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com orientações a condutores e pedestres. “Vamos acompanhar com total atenção o funcionamento da faixa, para orientar as pessoas e realizar ajustes, se necessários. De qualquer forma, a nossa primeira avaliação foi bastante positiva. O trânsito fluiu bem. A medida dá continuidade ao esforço na qualificação do sistema de transporte coletivo na cidade, com redução dos tempos de viagens, beneficiando diariamente 450 mil usuários”, comenta o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.

Ele reforça algumas informações importantes sobre a utilização correta das faixas exclusivas: “Elas estão liberadas para os ônibus, táxis e lotações, de acordo com a sinalização existente. Mas os condutores dos carros em geral também podem utilizar estes espaços, para acessar as vias laterais, residências, comércio e outros polos de atração, acionando a sinalização dos seus veículos. Os motoristas, ao chegarem nas suas quadras de interesse, já podem trafegar pela faixa para adentrar em imóveis ou converter à direita. Mas não devem fazer isto sem obedecer uma distância adequada em relação ao fator segurança”.

A faixa da av. Goethe dá continuidade ao projeto de novos trechos exclusivos, já implementados nas avenidas Independência e Mostardeiro. Até março de 2020, serão implantados 22 quilômetros de faixas em 16 trechos, o que representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes. As medidas devem também atrair novos passageiros.

 

Claudio Furtado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes