Lei das Sucatas faz 15 anos e já tirou mais de 8 mil veÃculos das ruas de Porto Alegre
Nesta terça-feira, 11, completam-se 15 anos da Lei das Sucatas, Lei  nº 10.837, que dispõe sobre a remoção de veÃculos abandonados em logradouros públicos de Porto Alegre. Desde a sua publicação, em fevereiro de 2010, foram retirados mais de 8 mil veÃculos das ruas.Â
A partir desta semana, a prefeitura, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai intensificar, com inÃcio pela Zona Norte, a retirada dos veÃculos que estão em pior situação de sucata ou abandono e que podem gerar risco à saúde. De 109 processos abertos na EPTC relativos à enchente, 96 já foram concluÃdos.Â
Em 2024, foram atendidos 729 registros de veÃculos nesta situação, o que contribui para uma cidade mais limpa e mais organizada. "Frequentemente, o responsável, ao ser notificado, retira o próprio veÃculo. Mesmo que esteja estacionado em local permitido, considera-se abandonado o veÃculo que aparenta ter sido vandalizado e que está visivelmente deteriorado, com vidros quebrados, sem rodas e estacionado em vias públicas", explica o coordenador da Inspeção Veicular da EPTC, Fábio Rodrigo Baum Bernardo.
"Esses carros abandonados podem servir como depósito de lixo, esconderijo para criminosos ou até como ponto de venda ou uso de drogas. O objetivo da EPTC é orientar os proprietários a transferirem os veÃculos para áreas privadas, evitando assim prejuÃzos para terceiros", acrescenta o coordenador.
Diariamente, as equipes da inspeção veicular estão nas ruas para fiscalizar e atender estas demandas em prol da segurança viária. Tais situações, que oferecem risco à saúde, à segurança ou ao meio ambiente, podem ser informadas de maneira prática e eficiente aos órgãos públicos para que se possam tomar providências, como contatar seus proprietários e até proceder com o recolhimento dos veÃculos.
Denúncia - Para informar veÃculos em situação de sucata ou abandono, os cidadãos podem entrar em contato com a Central de Atendimento 156 (opção 1) ou número 118, pelo aplicativo 156+POA, e através do formulário eletrônico disponÃvel na Carta de Serviços da Prefeitura. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.
Passo a passo:
1 - Abertura de processo pela Central de Atendimento, app 156+POA ou formulário eletrônico;
2 - Encaminhamento à Coordenação de Inspeção Veicular da EPTC para análise do requerimento;
3 - Vistoria e monitoramento da fiscalização no local para verificar o estado de conservação, se está em situação de furto ou roubo ou estacionado em local proibido, que pode levar a autuação pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB);Â
4 - Lavratura do Termo de Constatação (TC) nos casos de confirmação da situação de abandono em veÃculos passÃveis de identificação;
5 - Notificação extrajudicial ao proprietário quanto à irregularidade e prazo de dez dias para a retirada do veÃculo;
6 - Após este prazo o veÃculo estará apto a ser recolhido;
7 - Se não houver manifestação do proprietário em até 90 dias, o veÃculo poderá ser leiloado pelo municÃpio.
Prazos são regulamentados na Lei Municipal nº 10.837/10 e na Resolução da EPTC nº 01/13.
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Andrea Brasil