Modernização dos controladores avança para 118 pontos
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fez a migração de 118 dos 634 controladores previstos para serem qualificados até 2024. A modernização dos equipamentos com tecnologia sem cabo (4G ou fibra) integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro. A qualificação proporciona um tráfego com menos congestionamento, principalmente nas vias mais movimentadas.
“Essa modernização é uma das nossas prioridades para qualificar o trânsito a partir de uma melhor comunicação da rede semafórica com a nossa central. Nos 118 pontos percebemos uma comunicação de 99% e isso nos auxilia na tomada de decisões para melhorar a fluidez”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Até agora, as sinaleiras que receberam o upgrade contemplam pelo menos 29 vias da cidade. Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na Farrapos, Cairu, Presidente Franklin Roosevelt, São Pedro, João Pessoa, Azenha, Venâncio Aires, Erico Verissimo, Aureliano de Figueiredo Pinto e Santana. Até março, haverá a atualização de 363 controladores em eixos importantes para o trânsito da Capital. A meta na primeira fase é aumentar de 62% para 90% o índice de comunicação nos controladores semafóricos desses eixos.
Programa Sinal Verde - Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital. Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.
Confira aqui as vias que receberam os novos controladores:
Lissandra Mendonça