Nova etapa de obras do Arroio Areia tem alterações de trânsito

27/02/2020 20:04
Divulgação / PMPA
Transporte e Circulação
Mudanças ocorrem na região do bairro Passo d'Areia e estão sinalizadas com indicações de desvios

Em razão de uma nova etapa da obra de macrodrenagem do Arroio Areia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa alterações no trânsito na região do bairro Passo d’Areia. Após a construção de galerias subterrâneas e pavimentação no trecho C1 da rua Anita Garibaldi, entre as ruas Luiz Cosme e Desembargador José Bernardo de Medeiros, em fase de conclusão, começam os trabalhos no trecho C2, na mesma via, até a rua Tomaz Gonzaga.

Com o avanço das obras, passa a ser liberado, apenas para acesso local, o trecho da Anita Garibaldi entre as ruas Líbero Badaró e Desembargador José Bernardo de Medeiros (onde tem início o novo bloqueio) até a esquina da avenida Marechal Andrea. A rua Afonso Taunay passa a ter mão dupla e acesso local apenas pela rua Atanásio Belmonte. Em aproximadamente 30 dias, o bloqueio alcança a rua Francisco Petuco.

A prefeitura realizou reuniões com representantes dos moradores e comerciantes do entorno da Anita Garibaldi para prestar esclarecimentos e aproximar a comunidade da equipe técnica responsável pelas obras. As intervenções no trânsito foram esclarecidas pelos técnicos, que se colocaram à disposição e encaminharam demandas para minimizar os transtornos causados pelas mudanças durante os serviços. Os bloqueios ocorrem em etapas, para que haja o menor impacto possível, e são sinalizados com indicações sobre os desvios e ajustes que podem ser feitos conforme o avanço dos trabalhos.

Desvios - Os motoristas que desejarem se dirigir à região do Shopping Iguatemi ou ao Country Club, no sentido Centro-bairro, podem optar pela avenida Marechal Andréa, com sentido único em direção à avenida Nilo Peçanha, ou pelo acesso pelas ruas Quatorze de Julho e Líbero Badaró, para seguir pela Anita Garibaldi. E quem precisar acessar a região da avenida Assis Brasil pode seguir pela rua Francisco Petuco para chegar à Plínio Brasil Milano.

Já no sentido contrário, quem quiser se dirigir à avenida Carlos Gomes deverá usar as ruas Líbero Badaró e Quatorze de Julho para chegar à Marechal Andrea e seguir pela avenida Nilo Peçanha, ou, se preferir, ir até a rua Tomaz Gonzaga para retornar ao trajeto original da Anita Garibaldi.

Para organizar a circulação em decorrência dos desvios, foram implantadas duas novas sinaleiras: uma no cruzamento da Anita Garibaldi com Líbero Badaró e outra no cruzamento da Quatorze de Julho com a Tomaz Gonzaga.

Linhas de ônibus - As linhas 525 (Rio Branco/Anita/Iguatemi), B51 (Parque/Postão IAPI/Hospital Conceição) e B51.1 (Parque/Hospital Conceição/Postão IAPI) terão os seguintes desvios:

Os ônibus da linha 525 que trafegam pela Anita Garibaldi em direção ao Shopping Iguatemi acessam a avenida Engenheiro Alfredo Pereira Daudt, a Plínio Brasil Milano, Andaraí e Líbero Badaró, para seguir pela Anita Garibaldi, André Arjonas Guillen e Luiz Cosme, ao retornar para o trajeto original. No sentido bairro-Centro, a partir da Anita Garibaldi, os ônibus seguem pela Líbero Badaró, Quatorze de Julho e Marechal Andrea até a Nilo Peçanha.

A linha B51.1, que chega pela rua Marechal José Inácio da Silva, acessa as avenidas Cristóvão Colombo, Plínio Brasil Milano e Andaraí, para seguir pela Líbero Badaró, Anita Garibaldi, André Arjonas Guillen e Luiz Cosme. Já a linha B51, no sentido oposto, após a rua Luiz Cosme, segue pela André Arjonas Guillen, Anita Garibaldi e Azevedo Sodré, Andaraí e Líbero Badaró, para acessar a Plínio Brasil Milano em direção à Marechal José Inácio da Silva.

Lotação - No sentido Centro-bairro, a partir da Plínio Brasil Milano, os lotações das linhas 50.1 (Auxiliadora/Padre Chagas/Anita) e 50.11 (Auxiliadora/Anita) acessam a Andaraí, Líbero Badaró e Anita Garibaldi. No sentido contrário, após a Anita Garibaldi, seguem pela Azevedo Sodré, Andaraí e Líbero Badaró, para acessar a Plínio Brasil Milano em direção ao Centro.

Macrodrenagem – A ampliação do sistema de macrodrenagem do Arroio Areia, iniciada em junho de 2018, é o maior conjunto de obras de drenagem da história de Porto Alegre e tem investimento de R$ 107,2 milhões, obtido junto ao governo federal. Os recursos, a fundo perdido, são do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais - o chamado PAC Prevenção -, com a contrapartida de R$ 1,3 milhão da prefeitura.

  

 

Gustavo Roth

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes