Operação Duas Rodas recolhe mais de 40 motocicletas
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) segue com a Operação Duas Rodas de fiscalização a motociclistas para coibir excessos, prevenir acidentes e garantir a segurança da população. As ações contam com apoio da Guarda Municipal e as forças de segurança do Estado.
Em dois dias de operações integradas, em 9 e 16 de dezembro, 41 motocicletas foram retiradas das ruas por irregularidades. Na operação desta quinta-feira, 16, com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal, 8° Delegacia da Polícia Civil e 11° Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar, a fiscalização ocorreu em três endereços nos bairros Petrópolis e Jardim Botânico. Após a abordagem de 115 veículos, foram flagrados cinco condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cinco motocicletas sem licenciamento, além de 13 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRVL) recolhidos.
O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, ressalta a importância das ações e o respeito aos profissionais do motofrete. “Os motoristas profissionais não precisam se preocupar com a Operação Duas Rodas, pois sabem que devem transitar com a documentação em dia e respeitar as regras de trânsito. Sem a presença de motoristas e motocicletas fora das condições de trafegabilidade, a EPTC ajuda a tornar a cidade mais segura”, destaca Ramires.
Trânsito - No primeiro trimestre de 2021, quando o número de sinistros de trânsito com motos representava mais de 50% das ocorrências, a EPTC passou a realizar ações focadas em aumentar a segurança de quem usa esse meio de transporte. Nos primeiros 11 meses de 2021, a fiscalização da Operação Duas Rodas flagrou 777 motociclistas sem CNH, em 18.504 abordagens. Nas 226 operações realizadas no período, 6.382 motociclistas foram autuados por algum tipo de irregularidade e foram recolhidas 274 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 1.372 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Educação - Além das ações de fiscalização, operações com radar e a Balada Segura, a EPTC promove diariamente iniciativas educativas por meio da Escola Pública de Mobilidade e oferece gratuitamente no portal de ensino à distância, eadeptc.com.br, o curso on-line Motociclista Consciente, entre outros direcionados à segurança no trânsito.
O panorama geral da acidentalidade em Porto Alegre está disponível no portal de transparência da EPTC, em https://eptctransparente.com.br/acidentesgeral
Lissandra Mendonça