Patinetes elétricas voltam a operar após enchente
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa a retomada da operação em Porto Alegre, nesta semana, de cem patinetes elétricas da empresa JET, após serem recolhidas em maio por causa das enchentes. Os veículos, que são azuis, contam com placas de identificação e um QR Code no guidão que pode ser usado para iniciar o uso via aplicativo. As patinetes elétricas da JET se juntam às da empresa Whoosh, que já havia retornado com cerca de mil equipamentos no mês de junho.
Os equipamentos da JET estão disponíveis 24h por dia, todos dias da semana, e, para alugá-las, além do custo da assinatura mensal, é necessário pagar uma tarifa por minuto utilizado, que varia dependendo do local, demanda e horário. É necessário respeitar as regras de utilização descritas no app.
As patinetes elétricas da Whoosh podem ser retiradas e estacionadas em áreas específicas, marcadas com um “P” no aplicativo e definidas junto com a prefeitura. Os usuários poderão utilizar os equipamentos de forma avulsa ao custo de R$ 2 para o desbloqueio além de R$ 0,80 a cada minuto de utilização, ou por meio do app, será possível contratar um pacote de minutos, com assinaturas diárias, semanais, mensais ou anuais.
A operação está de acordo com as normas da Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O uso de capacete não é obrigatório, porém a EPTC recomenda a sua utilização.
Gilmar Martins