Pedal da Paz reúne cerca de 800 ciclistas neste sábado
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou na manhã deste sábado, 20, a quinta edição do Pedal da Paz. O evento teve concentração na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, e contou com cerca de 800 participantes. Participaram diversos grupos adeptos da mobilidade ativa, como famílias, crianças, pets, super heróis, agentes de fiscalização de trânsito, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e a associação civil Cataventus.
O evento ocorreu em alusão ao Dia Internacional do Ciclista, 15 de abril, e ao Dia Nacional da Paz no Trânsito, 21 de abril. “O pedal é um evento muito importante, pois a partir dele conseguimos incentivar o uso da bicicleta na rotinas dos cidadãos e chamamos a atenção sobre a importância de todos fazerem a sua parte para um trânsito mais seguro”, afirmou a secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Raquel Leviski.
O trajeto realizado pelos ciclistas foi de 16 quilômetros, com o objetivo de reforçar a cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias na mobilidade urbana. “O Pedal da Paz é um evento tradicional que organizamos com o foco neste modal, muito importante para a mobilidade urbana da cidade. Nosso objetivo é chamar atenção para a importância da boa convivência entre todos no trânsito”, concluiu o presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
O evento contou também com a doação de uma bicicleta com aro 29, de câmbio chimano, nova, da Panther, que foi sorteada no final do evento para os participantes inscritos no pedal. Foram distribuídos brindes para os 500 primeiros inscritos, além da entrega de medalhas e troféus para os ciclistas presentes. Também foram realizadas atividades educativas de trânsito pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC.
Itinerário - O passeio começou na praça Júlio Mesquita, depois seguiu pela avenida Presidente João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro (sentido Centro-bairro), avenida Edvaldo Pereira Paiva e avenida Padre Cacique, chegando no Pontal Shopping. Após, retornou pelo mesmo trajeto.
Juarez Pereira, que participou das cinco edições do pedal e integra o grupo Pedalegre há mais de 12 anos, ressalta a importância do evento. “É o pedal da inclusão, estamos vendo aqui muitas famílias, crianças, o pessoal da Acergs. Esse evento valoriza a nossa mobilidade urbana.”
O evento contou com o apoio da Pedalegre, Cataventus, Liga Heróica, Água Hortênsias, Sigapay, Whoosh, Jet, King Bikes, Panther Bikes e Pontal Shopping.
Andrea Brasil