Prefeitura incentiva o uso da bicicleta no Hospital de Clínicas

30/10/2018 16:40

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentou nessa segunda-feira, 29, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o projeto “De Bike Para o Trabalho”. A iniciativa estimula o uso saudável da bicicleta pelos funcionários das empresas parceiras, o que proporciona mais qualidade de vida e gera menos poluição para o meio ambiente.

Cerca de 30 funcionários, dos mais diversos setores, participaram da apresentação dos agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC. Questões como a prevenção da acidentalidade, a educação no trânsito e exemplos de países, como a Holanda, que tem elevados índices de uso da bike, foram abordados no encontro.

O chefe do Serviço de Medicina Ocupacional (SMO), Dr. Francisco Arsego de Oliveira, afirma que a iniciativa vai trazer benefícios para a saúde e o bem-estar dos seis mil funcionários da instituição. “A indicação da bicicleta gera impacto na saúde das pessoas enquanto atividade física, e esta parceria com a EPTC, que começou a ser implantada em setembro, vem ao encontro dos valores do Hospital de Clínicas, com forte senso de responsabilidade social revelado em ações de disseminação de conhecimentos em saúde à população, promoção da cidadania e preservação ambiental ”, observa Asergo. 

Adepta do deslocamento de bicicleta, a farmacêutica Cyntia Araujo Mendez, do Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), acredita que a opção viabiliza um momento de prazer antes do início da jornada de trabalho, além de economizar tempo de espera no estacionamento. “Tenho colegas que aguardam até 30 minutos por uma vaga para estacionar. Acho a ideia excelente, pois além de promover o exercício físico, a bicicleta dá ânimo e energia”, diz. 

O funcionário administrativo do HCPA, Alexandre Soares de Vargas, está na instituição há 18 anos e acompanhou o crescimento da bicicleta como meio de transporte. “Sou de uma época em que não havia nem bicicletários por aqui. Eu vi esta evolução e acho altamente positiva”, declara o atleta, que pratica o ciclismo desde os anos 70.

O agente Rodrigo Vargas, da CEM, lembra que o programa “De Bike pro Trabalho” tem como objetivo orientar empresas e incentivar seus funcionários a se deslocar de sua moradia para o trabalho, e seu retorno, tendo como veículo de transporte a bicicleta. “Já existe a mobilização governamental da cidade em prol do ciclismo urbano e queremos estimular a utilização do espaço destinado à mobilidade alternativa, sustentável e saudável”, afirma o agente de trânsito. 

No que se refere à educação, o agente lembra que a bicicleta é um veículo como qualquer outro e por isso precisa seguir algumas normas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, duas empresas participam do projeto: Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (TRT4) e HCPA. 

A EPTC também oferece um curso gratuito de educação à distância, chamado Pedalando com Segurança, com objetivo de disseminar conceitos de educação e boa conduta no trânsito. 

As empresas interessadas em implantar o Projeto de Bike Para o Trabalho podem procurar a EPTC pelo fone (51) 3289-4486 e 3289-4487 ou neste email

Denise Righi