Prefeitura reforça fiscalização no entorno do Parque Harmonia

16/09/2022 08:44
Cesar Lopes / PMPA
CULTURA
Medida visa a facilitar o acesso ao Acampamento Farroupilha e minimizar impacto na mobilidade

A prefeitura reforçou o efetivo na região do Parque Harmonia para facilitar o acesso de frequentadores, garantir a segurança e minimizar o impacto na mobilidade no entorno do Acampamento Farroupilha. Para dar mais fluidez durante a chegada ao parque, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai realizar alterações no trânsito na região. A partir desta sexta-feira, 16, até 20 de setembro, será proibido estacionar na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha e serão disponibilizadas áreas para o embarque e desembarque de táxi e transporte por aplicativo.

Além disso, os agentes da EPTC monitoram diariamente a região e, em casos de movimento intenso de veículos, poderá haver bloqueio do acesso à avenida Augusto de Carvalho pela Loureiro da Silva. Neste caso, os motoristas devem seguir pela Loureiro da Silva, pegar a rua Antônio Klinger Filho, av. Borges de Medeiros e chegar até o Acampamento pela avenida Aureliano de Figueiredo Pinto.

“Vamos alterar temporariamente a circulação do entorno para promover mais agilidade e segurança na circulação. Para maior conforto, é importante que os visitantes optem pelo deslocamento através de táxi, aplicativo ou ônibus que possui ampla oferta de linhas em todos os horários”, destaca Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC.

Segurança - Para coibir a atuação de flanelinhas, os agentes da Guarda Municipal irão intensificar o patrulhamento na área, que já conta com efetivo permanente do órgão de segurança. “Iremos ampliar as ações de fiscalização e segurança na região a fim de coibir a prática abusiva de flanelinhas e ambulantes ilegais”, afirmou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis. 

Além do combate a prática ilegal de flanelinhas, os fiscais municipais também estão mobilizados para ampliar as abordagens visando a coibir a presença ilegal de ambulantes na área. Em caso de irregularidade, a mercadoria pode ser apreendida, resultando também na autuação com multa ao ambulante.

Transporte - Para a comodidade dos frequentadores do Acampamento que quiserem chegar ao local sem carro, há pontos para embarque e desembarque de táxi, aplicativos, além de transporte público disponível 24 horas. Para usuários do táxi, há duas áreas de embarque e desembarque, uma localizada na avenida Augusto de Carvalho, próximo à rótula das Cuias e outra na Otávio Francisco Caruso da Rocha, a qual, entre os dias 16 e 20 de setembro, passará para a rua Ibanor José Tartarotti.

Já o embarque e desembarque no transporte por aplicativos pode ser feito na avenida Augusto de Carvalho, sentido bairro-Centro, esquina com a Otávio Francisco Caruso da Rocha, pouco antes da parada do T1. Para quem optar por utilizar o transporte público, o Acampamento Farroupilha é atendido por 99 linhas de ônibus em dias úteis, 79 aos sábados e 59 aos domingos. As linhas e seus respectivos pontos de parada podem ser conferidos aqui.

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar a circulação e orientar os motoristas para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Saiba mais sobre o Acampamento Farroupilha aqui

Arte: Carlos Rohde/EPTC/PMPA
Mobilidade Urbana

 

Gustavo Roth e Lucas Rivas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes