Programa contempla 90% dos controladores previstos para receber modernização

28/06/2024 07:33
Pedro Piegas / PMPA
Trânsito e Circulação
Ação integra o programa Sinal Verde

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já migrou cerca de 90% dos controladores previstos para receber tecnologia sem cabo (4G ou fibra). Dos 634 previstos, 570 foram modernizados, contemplando 887 locais semaforizados.

A ação integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro de 2023, e tem como objetivo melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica. Além da nova tecnologia, a prefeitura está investindo em nobreaks. São 126 nobreaks que contemplam 230 cruzamentos semaforizados.

As sinaleiras de pelo menos 99 vias da cidade receberam melhorias. Os próximos equipamentos modernizados estão nas avenidas Bento Gonçalves, Oscar Pereira e Benjamin Constant. 

“Esse upgrade tecnológico foi fundamental, sobretudo nesses últimos meses, tendo em vista que possibilitou ajustes na rede semafórica de modo remoto, auxiliando na fluidez viária nos pontos que ganharam a nova tecnologia”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

Enchente - Durante a enchente histórica, com trechos de vias alagadas, a automatização contribuiu para manter a comunicação e a programação ativa dos semáforos que já haviam sido atualizados na Capital, mesmo com a sede da EPTC afetada. Um dos exemplos é a avenida Farrapos, onde a rede de sinaleiras é controlada por 4G.

No início dos alagamentos, houve um aumento no fluxo de veículos na via, resultando em ajustes na programação dos semáforos ao longo de toda a avenida. Da mesma forma, o sistema foi reprogramado nas avenidas Bento Gonçalves e Baltazar de Oliveira Garcia para facilitar a circulação de veículos. Essas avenidas se tornaram os principais acessos da Capital nos dias mais críticos da cheia do Guaíba.

 

Sofia Collin (estagiária) /Supervisão: Aline Rimolo

Lissandra Mendonça