Programa Sinal Verde: modernização atinge 77% dos locais previstos

06/06/2024 12:36
Pedro Piegas / PMPA
Trânsito e Circulação
Sistema ajudou na fluidez do trânsito durante a enchente

Iniciado em outubro do ano passado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o Programa Sinal Verde moderniza a comunicação semafórica por meio do sinal 4G de internet ou fibra ótica, facilitando a alteração de programação das sinaleiras de forma completamente remota.

Durante o estado de calamidade pública vigente em Porto Alegre e com trechos de vias alagadas, a automatização ajudou a manter a comunicação e a programação ativa dos semáforos que já haviam passado pela atualização na Capital, mesmo com a sede da EPTC afetada. Atualmente, Porto Alegre tem 492 controladores instalados, contemplando 803 locais semaforizados (77% do total previsto para receber a modernização).

“Chegamos a ter mais de 20% dos locais semaforizados em áreas de alagamentos, que foram desativados junto com o desligamento da rede elétrica. Contudo, para outros pontos em que o trânsito foi intensificado pela grande quantidade de bloqueios totais, os ajustes remotos na programação foram fundamentais para garantir a fluidez no trânsito”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

Um dos exemplos é a avenida a avenida Farrapos, cuja rede de sinaleiras é controlada via 4G. No começo da enchente, a via registrou um fluxo de veículos maior que o normal, recebendo ajustes na programação dos semáforos em toda sua extensão.

Do mesmo modo, o sistema foi reprogramado nas avenidas Bento Gonçalves e Baltazar de Oliveira Garcia para facilitar a circulação dos veículos – ambas se tornaram as principais vias de acesso e saída da Capital durante o período da enchente. 

“Além de minimizar as falhas, permanece garantido também o sincronismo dos 83% controladores do Programa Sinal Verde que estão operantes durante a calamidade. Outro fator a destacar é que o sistema pode ser acessado via web, o que desde o início da crise possibilitou o ajuste remoto das programações”, completa a gerente de Desenvolvimento e Inovação da EPTC, Julia Freitas. 

Programa Sinal Verde - Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital.

 

 

Jaqueline Moura

Cristiano Vieira