Seminário reúne municípios para debater boas práticas no trânsito

22/11/2018 10:18
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
Participaram gestores e agentes de trânsito de mais de 30 municípios gaúchos

Compartilhar ações educativas e boas experiências para reduzir a acidentalidade são os motivos que levaram gestores e agentes de trânsito de mais de 30 municípios gaúchos a se reunir por todo o dia nessa quarta-feira, 21, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O seminário Boas Práticas na Gestão de Trânsito dos Municípios foi o primeiro organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Famurs e Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte do RS (Sindatran). O evento contou com mais de 80 participantes e a discussão de casos de sucesso implantados em Porto Alegre, Candelária, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Caxias do Sul e Camaquã.

Na abertura, o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, destacou projetos como Vida no Trânsito, Escola Amiga da Educação e Empresa Amiga da Educação no Trânsito, que têm a participação de várias secretarias e órgãos unidos por uma demanda diária de toda a sociedade: a defesa do trânsito seguro. “Este não é um assunto de responsabilidade só do Detran, da EPTC, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou do Cetran. O trânsito é de todos”, afirmou Soletti, representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior no evento.

O engenheiro João Paulo Cardoso Joaquim, responsável pela Gerência de Planejamento de Trânsito e Circulação da EPTC, foi o primeiro palestrante no seminário. Joaquim apresentou o projeto de qualificação viária do Eixo Wenceslau Escobar - Cel. Marcos - Tramandaí. A primeira faixa reversível semafórica do Estado entrou em operação em 20 de novembro, com a entrega de alterações na infraestrutura e sinalização. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a capacidade viária no trecho, com a redução de 50% no tempo de deslocamento nos horários de pico, e diminuir em 25% o número de acidentes na região. “Este projeto é uma grande entrega para cidade, com baixo investimento e viabilizada por meio de doações, por meio da ferramenta ConstruaPOA, do aplicativo #EuFaçoPoa”, esclareceu o engenheiro.

A cidade de Passo Fundo apresentou ações lúdico-educativas da Coordenadoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança do município, com foco nas escolas e empresas. Através da parceria de um grupo de multiplicadores de educação, composto por Sest/Senat, Lions Clube, Centro de Formação de Condutores, universidades e diversas entidades, que se reúne semanalmente, é possível planejar os atendimentos para levar informações e orientações a toda comunidade. “O objetivo maior das ações é promover a segurança em nossas ruas. Acreditamos que com a educação é possível chegar a um caminho seguro no trânsito”, ressaltou a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Raquel Rubio.

O chefe de trânsito de Candelária, Nelson José Farias, reforçou a importância de parcerias. Através da Vara de Execuções Criminais, com recursos da aplicação de penas alternativas, o Lions Clube Centro foi habilitado a receber verba por meio de projeto de aquisição de uma “Escolinha de Trânsito Móvel”, o que facilita a instalação e o transporte para educação de crianças nas escolas. O projeto é um espaço educativo especialmente projetado para proporcionar um ambiente lúdico, com situações vivenciadas no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas pelo pedestre, ciclista e passageiro. “As crianças trafegam em um circuito com faixas de pedestres, cruzamentos, placas de sinalização, semáforos, lombadas e outros elementos comuns aos motoristas, que oferece noções de trânsito não só a quem dirige, mas também a pedestres e ciclistas. A ideia é educar crianças para que tenhamos motoristas mais conscientes e um trânsito menos violento”, afirmou Farias.

Na parte da tarde, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito de Ijuí apresentou o Programa Municipal para Humanização do Trânsito (Prohumat). O projeto, que objetiva educar e conscientizar para uma mudança de comportamento, conta com vários órgãos de segurança envolvidos em ações como palestras educativas, distribuição de cartilhas e blitze do Balada Segura, e tem como finalidade a redução dos índices de acidentalidade e de mortalidade no trânsito.

O engenheiro Flávio Midaffar Al Alam, secretário de Transportes e Trânsito de Pelotas, também reforçou a importância de envolver outros setores nas ações integradas. O programa de redução de acidentes de trânsito do município da região Sul do Estado contabiliza em 2018 o menor número de vítimas fatais dos últimos dez anos. “Se puder atuar juntamente com órgãos de segurança pública, os resultados serão superiores”, afirma Al Alam, que conta com a parceria da Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Metroplan e Guarda Municipal junto aos agentes de trânsito.

Em Caxias do Sul, a maior cidade do interior gaúcho, com mais de 300 mil veículos em circulação nas ruas, foram realizados investimentos em ações educativas com influenciadores digitais voltadas ao comportamento de pedestres e motoristas. “A proposta pretende atingir principalmente os jovens, principais vítimas e causadores de acidentes de trânsito do Brasil, também o tradicional público de influenciadores”, explicou o engenheiro Cristiano de Abreu Soares, secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade.

Além da importância dos agentes de trânsito e da integração das instituições que atuam na segurança e na mobilidade, o presidente do Cetran/RS, Luiz Noé Souza Soares, ressaltou o caráter inovador do evento e o compartilhamento de conhecimentos. “Não existe no Brasil uma troca de experiências deste tipo, em que um município tenta aprender com o outro as práticas de gestão e iniciativas criativas que deram certo dentro de realidades semelhantes”, diz Noé.

  

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil