Sinistros de trânsito no Ano-Novo têm queda em Porto Alegre na comparação com o Natal

05/01/2026 18:15
Divulgação EPTC/PMPA
EPTC
Desrespeito ao sinal vermelho e o excesso de velocidade seguem entre as principais causas de acidentes

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou, nesta segunda-feira, 5, o balanço dos sinistros de trânsito registrados em Porto Alegre durante o feriado prolongado de Ano-Novo. Entre as 18h de quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, e as 6h desta segunda-feira, 5 de janeiro de 2026, foram contabilizadas 68 ocorrências, o que equivale a cerca de uma ocorrência a cada 1 hora e 35 minutos, o que reforça a necessidade de atenção de motoristas e pedestres nas vias da Capital.

Em relação ao feriado de Natal, com 118 registros no mesmo período, entre as 18h de quarta-feira e as 6h desta segunda-feira, o feriado de Ano-Novo registrou redução de aproximadamente 42,4% no número de ocorrências de trânsito. 

Do total registrado, 25 sinistros envolveram apenas danos materiais, enquanto 43 resultaram em lesão corporal, com cinco destes sendo atropelamentos. As ocorrências são atendidas e registradas pelos agentes da EPTC no Sistema Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o que permite respostas rápidas e coordenadas entre as equipes de campo e as centrais de comando.

As colisões em alta velocidade e os atropelamentos seguem entre as ocorrências mais preocupantes. A EPTC reforça que o risco de morte aumenta significativamente quando a velocidade do veículo supera os 50 km/h e destaca a importância do respeito aos limites de velocidade, ao sinal vermelho, à sinalização de parada obrigatória e à prioridade ao pedestre.  É importante conscientizar os pedestres para que realizem a travessia na faixa de segurança, aguardem o momento adequado para cruzar e evitem o uso de celular ao atravessar, medidas que contribuem para reduzir o risco de incidentes.

 

Ernesto Miguel Souza (estagiário) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins