Sistema BikePoa tem liberação por QR Code
O sistema de bicicletas de aluguel de Porto Alegre, BikePOA, apresenta nova funcionalidade a partir desta semana. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, para garantir a segurança dos usuários e reforçar os hábitos de cuidados com higiene necessários durante a pandemia, todas as 410 bicicletas da Capital, em 41 estações, já podem ser liberadas por meio de um código QR, sem a necessidade de contato com o equipamento.
“Para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular. O usuário não precisa mais digitar os códigos no dock das estações e assim evita o contato com o equipamento. Além da melhoria contínua na infraestrutura cicloviária, promovida pela EPTC, que traz segurança na circulação para os ciclistas, a novidade dá maior comodidade na prevenção ao novo coronavírus e contribui para consolidar a bicicleta como uma alternativa de transporte na nossa cidade”, afirma Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC.
Porto Alegre possui 58,8 quilômetros de infraestrutura cicloviária, que segue uma tendência mundial de incentivo à mobilidade ativa como uma das principais estratégias do urbanismo para oferecer distanciamento físico seguro e a prática de atividade física durante a pandemia.
A empresa operadora do sistema, Tembici, afirma que os porto-alegrenses receberam o projeto muito bem desde o começo das operações, em 2014. "Em janeiro de 2021, registramos um crescimento de 164% no número de viagens, comparado a abril de 2020, início da pandemia. Nosso foco em tecnologia está forte e será intensificado nos próximos meses. A nova função QR Code traduz um pouco do que está por vir”, diz Marcella Bordallo, gerente regional da Tembici.
Higienização e cuidados - Alinhada às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, a Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici indica que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizarem as bicicletas, além do uso de máscara.
Para mais informações e cadastro no BikePOA, basta acessar o site Bike Itaú (link https://bikeitau.com.br/bikepoa) ou fazer o download do aplicativo Bike Itaú no telefone celular, pela Apple Store ou Google Play.
Elisandra Borba