Tabela dos ônibus é ampliada em razão da demanda de passageiros

11/05/2020 08:27
Maria Ana Krack/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Porto Alegre tem acréscimo de 111 viagens ofertadas aos clientes, em comparação à segunda-feira passada
A Prefeitura de Porto Alegre informa nova ampliação de oferta no sistema de transporte coletivo a partir desta segunda-feira, 11. As alterações são necessárias para adequar a oferta de horários em relação ao aumento gradual no número de passageiros transportados diariamente em relação à semana anterior. As tabelas de horários atualizadas podem ser acessadas no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Para saber a localização da sua linha em tempo real, use o aplicativo TRI, função GPS. 
 
A oferta do transporte público está em 41% do número de viagens praticadas em um dia útil típico antes da pandemia de Covid-19, visto que a demanda de passageiros representa apenas 32% do total de transportados antes do início das medidas de restrição. As linhas 375, 429, 433, 439, 473 e 525 operadas pelos consórcios Mais e Via Leste passam a operar novamente nos horários de entrepico (das 9h às 16h). Com as alterações promovidas, o sistema de transporte de Porto Alegre tem um acréscimo de 111 viagens ofertadas aos clientes, em comparação com a última segunda-feira, 4. E para garantir o limite seguro de passageiros nos veículos, desde a semana passada, as linhas 398, R31, 110, 111, 209, 210, 211, 281 e 2632 passaram a operar algumas viagens com veículos articulados, que têm maior capacidade de transporte.
 
Os dados com relação ao número de passageiros transportados e a oferta de horários e linhas sempre foram analisados e ajustados de forma constante para otimizar o sistema. Com o início das medidas de isolamento, em 14 de março, as análises passaram a ser diárias e os ajustes de tabela, muito mais frequentes.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.
  

 

Gustavo Roth

Taís Dimer Dihl