Transporte público circula com redução de 37% nos horários

27/03/2020 13:09
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Tabela reduzida de horários busca evitar proliferação do coronavírus
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre informa que, nesta sexta-feira, 27, os horários das linhas de transporte coletivo circulam com redução de 37% em relação a operação habitual. Além disso, as linhas 493 Jardim YPU e 494 Rubem Berta Protásio passam a circular com tabela semelhante aos sábados. O prefixo 4944, que já opera no fim de semana, sofreu ajustes e atende os dois itinerários agora em dia útil. Com a redução dos passageiros e fluxo de carros na cidade, é possível realizar a otimização sem prejuízo na frequência adotada atualmente. Conforme a evolução dos acontecimentos, novas alterações podem acontecer. 
 
Desde a semana passada, com início das medidas determinadas pela Prefeitura de Porto Alegre para conter o contágio da Covid-19, o número de passageiros transportados nos ônibus reduz a cada dia. A diminuição alcançou 80% nesta terça-feira, 24, e se mantem até agora.  A alteração na oferta foi adequada à demanda, mas todas as regiões continuam atendidas. Ajustes diários são realizados para garantir o deslocamento da população, conforme medidas de restrição adotadas pelo administrativo municipal. 
 
A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) relatou para Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) dificuldades para montar a escala em razão da falta de profissionais. Muitos estão afastados por fazerem parte do grupo de risco.
 
As orientações anteriores continuam em vigor. Estudantes só poderão utilizar seu TRI entre 11h30 e 14h30, horário da merenda nas escolas. Os idosos continuam com seus benefícios desabilitados nos horários de pico para não incentivar o uso dos ônibus nestas faixas, para proteger sua saúde, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Lembramos que não é permitido o transporte de passageiros em pé. Neste sentido, os ônibus não param nos pontos de paradas quando sua capacidade de bancos estiver esgotada. A realização de limpezas a cada viagem, higienização diária e disponibilização de álcool gel são verificadas em diversas operações da equipe de Fiscalização de Transporte. A orientação é para que as pessoas fiquem em casa, só se desloquem por necessidade.


Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Gabriela Duarte

Fabiana Kloeckner